quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Restritores de golpes

Introdução 

Neste guia, você que está lendo entenderá como funcionam os golpes, itens e abilities que restringem as opções de golpes de um Pokémon.
Antes de tudo, é importante sabermos algumas definições para que não haja confusões:

Move Selection (Seleção) vs. Move Execution (Execução)
Uma importante distinção que precisamos fazer quando se fala de restrição de golpes é a que existe entre a seleção e a execução de um golpe. Alguns efeitos restringem a seleção de um golpe, outros a execução, e ainda existem os que restringem ambos. Se um golpe não pode ser selecionado, significa que quando o player está escolhendo golpes no inicio do turno, aquele golpe não pode ser escolhido. Se um golpe não pode ser executado, significa que quando chega a vez do turno do Pokémon afetado e ele tenta usar o golpe, ele vai ser impedido de executá-lo.

Move Execution (Execução) vs. Move Success (Sucesso)
Sempre que um Pokémon usa um golpe, consideramos uma execução. Acertando ou dando miss, funcionando ou falhando, aquele golpe ainda é considerado como executado. Se um Pokémon não pôde usar um golpe por confusão, flinch, attract, disable ou taunt, aquele golpe não é considerado executado. Se você ver a mensagem "Pokémon X used move Y!" na tela, significa que o golpe foi executado. Sendo executado, perde-se PP. Se não for executado, a quantidade de PP continua a mesma.


Efeitos que restringem golpes

Disable

Quando um Pokémon usa o golpe disable, impede o uso do último golpe executado pelo alvo. Disable impede a seleção e a execução desse golpe e permanece em efeito por 4-7 turnos ou até o alvo deixar o campo. Se a última ação feita pelo alvo não foi um golpe executado, disable falha. Se o último golpe executado não tem nenhum PP restante, disable falha. Não é possível mais de um golpe ficar impedido de ser usado simultaneamente pelo disable.

Taunt

Quando um Pokémon usa o golpe taunt, impede o alvo de usar golpes que não causem dano. Taunt impede a seleção e a execução desse golpe e permanece em efeito por 3-5 turnos ou até o alvo deixar o campo. Qualquer golpe que o jogo considerar como "Other" (ao invés de physical ou special) é travado por taunt, inclusive golpes que poderiam virar golpes tipo physical ou special, como assist, copycat, me first, metronome, mimic, mirror move e sleep talk. Os golpes bide, counter, endeavor, metal burst, e mirror coat não são considerados "Other", logo, não são travados pelo taunt.

Choice Itens

Quando um Pokémon está segurando um Choice Band, Choice Scarf ou Choice Specs e executa um golpe, todos os seus outros ataques são travados. Essas travas impedem que o golpe seja selecionado e fazem efeito até o Pokémon sair de campo ou até o seu choice item ser removido ou inutilizado pelo golpe embargo. Se um Pokémon recebe um choice item pelo uso de covet, switcheroo, thief ou trick, todos os seus golpes exceto o que foi utilizado para conseguir o item serão travados. Se um Pokémon perde um choice item e ganha outro pelo uso de trick ou switcheroo, todas as travas existentes não são removidas.

Encore

Quando um Pokémon usa o golpe encore, ele fixa o último golpe executado pelo alvo. Ao invés de ser permitido selecionar um golpe, o alvo automaticamente seleciona o golpe fixado todo turno. Se o golpe selecionado não pode ser executado legalmente, o alvo seleciona o golpe struggle. Se o golpe fixado for do tipo de se escolher um Pokémon como alvo sem ser ele próprio e existir mais de um alvo, ele será escolhido randomicamente entre os disponíveis. Além disso, só o golpe fixado pode ser executado. Se o alvo receber o golpe encore durante um turno que ainda não atuou, a seleção original de golpe será ignorada e o golpe que receberá o efeito do encore é selecionado (com um alvo randomicamente escolhido). Encore dura entre 4 e 8 turnos, até o alvo sair de campo ou o golpe fixado ficar sem PP. Se a ultima ação feita pelo alvo não foi a execução de um golpe ou se o golpe executado não tiver nenhum PP restante, encore falha.
Existem diferenças pequenas entre o efeito de um choice item e do encore. Um choice item trava todos os golpes exceto um. Encore automaticamente seleciona um golpe para uso. O maior efeito dessa diferença é percebido numa double battle. Enquanto um choice item permite a seleção de um golpe e de seu alvo, encore não permite a seleção do ataque. Se ele for do tipo de escolher um alvo sem ser o próprio Pokémon, este alvo será escolhido randomicamente, mas nunca será o seu aliado. Assim, o golpe encore pode ser utilizado para forçar a escolha randômica de um alvo para um golpe previamente executado.
Exemplo: Um hitmonlee enfrenta a equipe de um alakazam e um exploud. No 1º turno, o hitmonlee seleciona o golpe blaze kick, e como alvo, exploud. Exploud seleciona hyper voice e escolhe como alvo hitmonlee. Alakazam seleciona reflect. Os golpes são utilizados nesta ordem: Primeiro, o alakazam usa reflect, seguido do blaze kick do hitmonlee e depois o hyper voice do exploud. Nenhum Pokémon é nocauteado. No 2º turno, hitmonlee seleciona blaze kick novamente e escolhe como alvo o exploud, esperando nocauteá-lo. Exploud seleciona de novo hyper voice e como alvo, hitmonlee. Alakazam seleciona encore e como alvo o hitmonlee. Quando o turno começa, alakazam executa encore, forçando o hitmonlee a usar o golpe executado no último turno, que coincidentemente é o mesmo que ele escolheu. Entretanto, encore também obriga ao hitmonlee escolher um alvo randomicamente, fazendo com que ele tenha 50% de chance de acertar o exploud e 50% para o alakazam. Com isso, existe uma boa chance do exploud continuar na batalha.
Notas:
- Quando encore selecionar um call move (golpes que selecionam outros golpes), o call move será fixado. Exs: Me first, metronome, sleep talk. Entretanto, quando sleep talk é fixado, toda vez que for executado será impossibilitado de selecionar outro golpe do usuário, já que sleep talk está fixado. Logo, sleep talk falhará todo turno que for executado.
- Call moves que forem fixados pelo encore como metronome, que não dependem de outros golpes do usuário, não terão seus efeitos fixados pelo encore. Logo um metronome usado duas vezes por exemplo, poderá ter dois efeitos diferentes.
- Encore não pode fixar o golpe mirror move e sempre falhará quando o tiver como alvo.

Torment

Um Pokémon afetado por torment é impossibilitado de selecionar um golpe que foi executado no último turno. Torment permanece em efeito até o Pokémon afetado deixar o campo. Se o alvo não tiver executado nenhum golpe no turno anterior, torment não previne nenhum golpe selecionado pelo alvo.
O fato interessante do torment é que ele não impossibilita a execução de um golpe, apenas sua seleção.
Exemplo: Mr. Mime vs Slowbro. No 1º turno, mr. mime usa torment e slowbro executa calm mind. No 2º turno, mr. mime seleciona o golpe encore, enquanto slowbro seleciona surf, já que está impossibilitado de selecionar calm mind. Mr. mime é mais rápido e executa encore antes do golpe do slowbro. Slowbro é obrigado a utilizar calm mind ao invés do golpe que tinha escolhido. Já que torment só previne a seleção de um golpe anteriormente executado, e não sua execução, calm mind funciona e o slowbro tem os seus stats aumentados outra vez. Entretanto, slowbro não poderá legalmente selecionar outro golpe para o seu 3º turno, e terá que ser trocado ou usar struggle. Slowbro será forçado a ficar revezando entre struggle e calm mind durante todos os turnos até que ele saia de campo ou que acabe o efeito do encore.

Spite, Pressure, e Grudge

Quando o PP de um golpe chega a 0, aquele golpe não pode mais ser selecionado nem executado. Existem algumas opções para acelerar a velocidade com que os PP de um Pokémon abaixam: spite, pressure e grudge.

Spite é um golpe que subtrai quatro PP do último golpe executado pelo alvo. Se a última ação do alvo não tiver sido a execução de um golpe ou se o último golpe executado tiver nenhum PP restante, spite falhará.

Pressure é uma ability que subtrai um PP extra de um golpe que tenha como alvo o Pokémon com esta ability, exceto se o golpe for do próprio Pokémon. Se o golpe executado tiver como alvo mais de um Pokémon com a ability pressure, será subtraido um PP extra do golpe para cada Pokémon com pressure que ele tiver sido um alvo. Quando um Pokémon com pressure entra em campo, aparece uma mensagem de aviso para indicar a ability.

Se um Pokémon usar um golpe que dê dano direto e que nocauteie um Pokémon que sua última ação foi o golpe grudge, o ataque utilizado para nocautear este Pokémon perderá todo o seu PP restante.

Imprision

Quando um Pokémon usa imprision, ele coloca um efeito em si mesmo que previne que seus oponentes de utilizar um golpe que o usuário tenha. Se nenhum oponente tiver golpes que o usuário tenha, imprision falha. Já que este efeito é colocado no Pokémon que utiliza imprision, se ele sair de campo, o efeito passa. Este efeito não pode ser passado pelo golpe baton pass. Se o usuário aprender um novo golpe pelo uso de mimic, sketch ou transform, o novo golpe fica travado e o conhecido anteriormente fica permitido de ser usado pelo oponente.

Heal Block

Quando um Pokémon utiliza heal block, todos os seus oponentes ficam impossibilitados de selecionar e/ou executar os golpes abaixo durante 5 turnos, inclusive no turno que heal block é utilizado:
Heal order, milk drink, moonlight, morning sun, recover, rest, roost, slack off, softboiled, swallow, synthesis, e wish.
Além disso, o(s) alvo(s) não se recuperam pelos efeitos de wish, leech seed ou ingrain. Os alvos ainda podem usar golpes como giga drain ou dream eater, mas não receberão a recuperação deles. O efeito de heal block é colocado nos seus oponentes, sendo retirado também quando eles saem de campo.

Gravity

Durante o efeito do golpe gravity, os golpes abaixo não podem ser selecionados nem executados por nenhum Pokémon em campo:
Bounce, fly, hi jump kick, jump kick, magnet rise, e splash.
Qualquer Pokémon que estiver com o efeito de magnet rise imediatamente irá perdê-lo. Qualquer Pokémon que tiver executado o turno de carregamento dos golpes fly e bounce imediatamente retornará para o chão sem executar o ataque.


Como ataques interagem com a restrição de golpes: 

Rampage Moves (Outrage, Petal Dance, Trash)

Um rampage move só é selecionado uma vez e é executado de 2 a 3 vezes, uma vez por turno, com um alvo escolhido randomicamente entre os existentes. No final do último turno da sequência, o usuário fica confuso. Se o Pokémon é impossibilitado de executar um rampage move, a sequência termina, e o usuário não fica confuso e pode selecionar um golpe no próximo turno. Se um Pokémon executar um rampage move e falhar/errar, a sequência acaba e o usuário pode selecionar um golpe no próximo turno. Mas, se ele falhar/errar no último turno da sequência, o usuário fica confuso. Apenas um PP é gasto durante todos os turnos da sequência de um rampage move.
Já que o golpe é selecionado apenas uma vez(antes da 1ª execução), prevenir a seleção de um rampage move depois que ele é iniciado não o interrompe. Todos os turnos após a 1ª execução de um rampage move pulam o processo de seleção. Entretanto, prevenir a execução de um rampage move irá acabar com a sequência, custando um turno para o usuário.
Exemplo: Primeape Vs. Muk
Primeape acerta o muk com trash, e o muk usa disable. Agora trash não pode ser selecionado nem executado. No 2º turno, já que a sequência pula o processo de seleção de golpes, o primeape usará trash, mas vai falhar, dando um turno de graça para o muk, que usa curse. Já que trash falhou, no 3º turno o primeape poderá selecionar outro golpe, pois a sequência foi encerrada.
Além disso, torment irá prevenir o uso de um rampage move após a sequência terminar, se o último turno dela tiver sido executado.

Uproar

Uproar funciona igual a um rampage move, só que dura de 2 a 5 turnos, não deixa o usuário confuso após a execução do último turno, e previne todos os Pokémon no campo de dormir.
Quando o 1º turno de uproar é executado, todos os Pokémon sem a ability soundproof acordam. Durante todo o tempo da sequência do uproar, nenhum Pokémon sem soundproof poderá dormir. Se o golpe não puder ser executado ou falhar/errar por algum motivo, o uproar é terminado no final do turno e o usuário poderá selecionar um golpe no próximo turno.

Momentum Moves (Ice Ball, Rollout)

Um momentum move é selecionado apenas uma vez, mas executado 5 vezes, uma por turno, dobrando de poder todo turno. Se o golpe não puder ser executado ou falhar/errar por algum motivo, a sequência termina e o usuário poderá selecionar um golpe no próximo turno. Apenas um PP é gasto durante toda a sequência. Um momentum move funciona igual a um rampage move em questões de restrição de golpes.
Notas:
- Fury cutter também dobra de poder a cada acerto. Ao contrário de um momentum move, ele só é executado uma vez sempre que selecionado, ao invés de 5 turnos. Logo, os efeitos de restrição de golpes para fury cutter são iguais aos de golpes de um turno.
- Um Pokémon segurando o item Metronome recebe um aumento no poder de ataque cada vez que o golpe for selecionado, e não executado.

Charge Moves (Bounce, Dig, Dive, Fly, Razor Wind, Shadow Force, Skull Bash, Sky Attack, SolarBeam)

Charge moves são ataques de 2 turnos. O usuário carrega o golpe durante o 1º turno (ação de carregamento), e ataca durante o 2º (ação de ataque). Para o propósito da restrição de golpes, o golpe é selecionado 1 vez, mas executado 2. Entretanto, apenas 1 PP é gasto, quando a ação de ataque é executada.
Já que o golpe é selecionado apenas uma vez (antes da ação de carregamento), prevenir a seleção do golpe após a ação de carregamento não impede a execução da ação de ataque, já que esta pula o processo de seleção. Já prevenir a execução do golpe irá prevenir a ação de ataque.
Exemplos:
- Se um Pokémon usa disable em outro que acabou de executar uma ação de carregamento, este será impossibilitado de executar a ação de ataque, e já que ela pula o processo de seleção, irá perder um turno.
- Um Pokémon afetado por torment não poderá selecionar uma ação de carregamento se no último turno executou a ação de ataque do mesmo golpe.
- Se um Pokémon com choice item executa uma ação de carregamento e por algum motivo é impedido de executar a ação de ataque do golpe, não poderá selecionar outro ataque, já que a ação de carregamento é considerado uma execução de golpe.

Recharge Moves (Blast Burn, Frenzy Plant, Giga Impact, Hydro Cannon, Hyper Beam, Rock Wrecker)

Recharge moves são ataques de 2 turnos. O usuário ataca no 1º turno (ação de ataque), e se acertar, tem que passar o próximo turno recarregando (ação de recarregamento). Para o propósito de restrição de golpes, o golpe é selecionado e executado apenas 1 vez. A ação de recarregamento não é considerada uma execução de golpe.
Exemplos:
- Se um Pokémon está sob o efeito de torment e executa um recharge move, ele poderá usá-lo novamente, já que a ação de recarregamento não é uma execução.
- Se um Pokémon usa encore ou disable num Pokémon que a ultima ação foi a ação de recarregamento, o golpe irá falhar, pois não é uma execução.
- Se um Pokémon receber um choice item via trick ou switcheroo após uma ação de recarregamento, nenhum golpe seu estará travado, pois é considerado que ele não executou nada depois de receber o item.

Struggle

Quando um Pokémon não sai de campo e não pode legalmente selecionar nenhum dos seus golpes, ele seleciona struggle e aparece a mensagem na tela: "Pokémon X has no moves left!". Struggle é um ataque físico sem tipo(logo não existe stab) com 50 de base power que não pode errar. Se struggle conseguir causar dano, o usuário tomará recoil damage igual a 1/4 do seu hp, arredondado para baixo. Já que struggle não pode ser selecionado manualmente, seu alvo é escolhido randomicamente entre os possíveis.
Struggle só é selecionado quando nenhum outro golpe pode ser selecionado. Então, se um Pokémon selecionar um golpe e não puder executá-lo, ele não utilizará struggle.


Informações adicionais:

Damp

Se existe um Pokémon com a ability damp em campo, os golpes explosion e selfdestruct irão falhar. Eles podem ser selecionados e executados(gastando PP no processo), mas não funcionarão.

Sucker Punch

Sucker Punch funciona em um alvo que selecionou um ataque que cause dano (physical ou special) no começo do turno. Sucker punch funciona mesmo se o golpe não puder ser executado. Então se o Pokémon estiver dormindo, por exemplo, e selecionar um golpe que cause dano, sucker punch funcionará.

Baton Pass e U-turn

Para os propósitos de restrição de golpes, um Pokémon que tiver sido colocado em campo pelo efeito de baton pass é considerado como se ele mesmo tivesse executado o golpe, logo, se ele tiver baton pass como 1 de seus 4 golpes, poderá ser alvo de encore ou disable. Entretanto, se o Pokémon tiver um choice item e baton pass como um de seus golpes, não terá seus outros ataques travados.
Por isso, disable é um bom golpe para prejudicar um time de baton pass chain, já que atravessa o substitute. Já encore não é muito recomendado, pois o encore não é passado por baton pass, mesmo se o Pokémon que entrar tiver este golpe.
O golpe u-turn funciona do mesmo jeito que baton pass, com uma exceção. Nos jogos Diamond e Pearl, se um Pokémon com um choice item e com o golpe u-turn é colocado em campo por outro Pokémon que tenha utilizado u-turn, ele ficará com todos os ataques travados exceto u-turn. A partir de Platinum, u-turn funciona da mesma maneira para choice itens do que o golpe baton pass.

Traunt

A ability traunt previne um Pokémon de executar um ataque selecionado uma vez a cada 2 turnos. Nos turnos que o Pokémon estiver "loafing around" pela ability traunt não conta como golpe executado. Traunt não altera o processo de seleção de golpes.
Notas:
- Torment não previne a seleção de um golpe se no turno anterior o Pokémon estava "loafing around". Ainda assim, poderá prevenir a seleção de um golpe para o turno que ele for "loafing around", mas isso só importará se o Pokémon for alvo de sucker punch ou me first.
- Disable e encore irão falhar se a ultima ação do seu alvo foi "loafing around".
- Mesmo se o Pokémon for forçado a utilizar struggle como golpe, ele não o executará se estiver "loafing around".
- Charge moves que forem utilizados durante o turno ativo de um Pokémon com traunt irá executar normalmente sua ação de carregamento, mas não poderá executar sua ação de ataque pois estará "loafing around".
- Recharge moves que forem selecionados durante o turno ativo de um Pokémon com traunt terão sua ação de ataque selecionada normalmente. Já que traunt não altera o processo de seleção de golpes, no próximo turno depois da ação de ataque, o Pokémon não poderá trocar.

Mirror Move

Para os propósitos do mirror move, todo Pokémon X dentro da batalha armazena uma pequena lista de ataques que o escolheram como alvo. Toda vez que o Pokémon Y executa que tem como alvo o X, Pokémon X adiciona aquele golpe na topo da lista e registra que o Pokémon Y que utilizou o golpe. Não importa se o golpe a certa ou erra/falha, se o seu alvo foi o Pokémon X, estará na lista do X. Se já existia na lista um golpe que o Pokémon Y utilizou no X, o golpe mais antigo é removido da lista. Pokémon X só se importa com o golpe mais recente que cada Pokémon em campo utilizou contra ele. Logo, o tamanho máximo dessa lista em single e double battles é, respectivamente, de 1 e 3 golpes. Apenas golpes que podem ser replicados pelo mirror move ficam nessa lista, com algumas excessões. Se o Pokémon Y deixar o campo por qualquer motivo(troca, roar, derrotado, etc), o seu golpe é removido da lista do Pokémon X. Quando um Pokémon usa o golpe mirror move, ele executa o golpe que está no topo da lista, não importando o tempo que passou entre a utilização do golpe do topo da lista e a execução pelo Pokémon com mirror move. Golpes replicados que tem como alvo apenas um Pokémon terão seu alvo escolhido randomicamente entre os disponíveis.
Exemplo: Pidgeot e Ninetales vs. Mr. Mime e Raichu
-Seleção do 1º turno:
Pidgeot: Tailwind
Ninetales: Confuse Ray -> Pidgeot
Mr. Mime: Psychic -> Ninetales
Raichu: Thunderbolt -> Pidgeot
-1º turno:
Ninetales executa confuse ray no pidgeot, que fica confuso e ganha 50% de evasão, pois tem a ability tangled feet.
Raichu executa thunderbolt, mas erra o pidgeot.
Mr. Mime executa psychic, causando dano em ninetails.
Pidgeot executa tailwind.
-Seleção do 2º turno:
Pidgeot: Mirror Move
Ninetales: Safeguard
Mr. Mime: Psychic -> Ninetales
Raichu: Light Screen
-2º turno:
Ninetales executa safeguard.
Pidgeot executa mirror move. Pidgeot se lembra que raichu o escolheu como alvo do thunderbolt e que ninetales o escolheu como alvo do confuse ray (safeguard não conta). Thunderbolt foi o golpe mais recente entre os 2, então é executado, sendo como alvo raichu, dando um dano baixo.
Raichu executa light screen.
Mr. Mime executa psychic de novo, causando mais dano ao ninetales.
-Seleção do 3º turno:
Pidgeot: Mirror Move
Ninetales: Flamethrower -> Raichu
Mr. Mime: Psychic -> Ninetales
Raichu: Quick Attack -> Pidgeot
-3º turno:
Raichu executa quick attack, causando um dano pequeno no pidgeot.
Ninetales executa flamethrower, dando critical-hit. Raichu: 0% HP [fnt]
Pidgeot se cura da confusão e executa mirror move. O golpe mais recente é o quick attack do raichu, mas já que ele foi nocauteado, toda a memória sobre golpes que ele utilizou no pidgeot é apagada. O que sobra é o confuse ray utilizado por ninetales. Pidgeot o usa contra Mr. Mime, o único alvo possível, e o deixa confuso.
Mr. Mime executa psychic. Ninetales: 0% HP [fnt]
Tailwind termina.
-Seleção do 4º turno:
Pidgeot: Mirror Move
Mr. Mime: Psychic -> Pidgeot
-4º Turno:
Mr. Mime não consegue executar psychic por culpa da confusão, e causa dano a si mesmo.
Pidgeot executa mirror move, mas já que o único Pokémon em campo não conseguiu executar um golpe que tivesse ele como alvo, mirror move falha.

Notas:
- Mirror move repete o mesmo ataque que usou no turno anterior se nenhum novo golpe tiver sido executado tendo alvo o Pokémon que tem mirror move.
- Golpes que erram o alvo ou que nao o afetam (eletric -> ground) podem ser replicados pelo mirror move.
- Se um Pokémon utilizar protect/detect e se proteger de um ataque, mesmo assim ele terá na sua "memória" o golpe bloqueado. Logo, este poderá ser replicado pelo mirror move.
- Se um Pokémon utilizar substitute e for selecionado para um golpe que conseguir ser executado, este será guardado e poderá ser replicado pelo mirror move.
- Golpes que forem utilizado pelo seu parceiro e tiverem como alvo você, poderão ser replicados pelo mirror move.
- Golpes que selecionem mais de um alvo podem ser replicado pelo mirror move.
- Rampage e momentum moves podem ser replicados pelo mirror move, sendo que o Pokémon ficará preso na sequência e também receberá qualquer efeito dela.
- Golpes climáticos (rain dance, sunny day etc) e de efeitos em campo(spikes, stealth rock etc) não podem ser replicados pelo mirror move, pois não são considerados como se tivessem escolhido um Pokémon como alvo.
- Mirror move não pode replicar nem guardar na "memória" os seguintes golpes: acupressure, chatter, counter, curse, doom desire, feint, focus punch, future sight, helping hand, mimic, mirror coat, role play, perish song, psych up, sketch, spit up, struggle e transform.
- Mirror move não pode receber o efeito de encore e encore não pode ser utilizado via mirror move, mas é guardado na memória, fazendo-o falhar.
- A lista de golpes utilizados em um Pokémon não é passada por baton pass, e se um Pokémon sair de campo via baton pass, seus golpes serão esquecidos da memória dos outros Pokémon, mesmo se o que entrar tiver o golpe que foi executado.
- Call moves (assist, copycat, magic coat, me first, metronome, mirror move, nature power, sleep talk e snatch) não podem ser replicados pelo mirror move, nem os golpes chamados por eles, com excessão de charge moves.
- Até os Pokémon que não tiverem mirror move no seu moveset guardarão na memória os golpes executados contra eles. Logo, se ele aprender mirror move via sketch ou mimic, poderá usar um golpe que o tinha como alvo antes de ter mirror move.

Copycat

Copycat executa o último golpe executado por qualquer Pokémon em campo. Uma troca não é considerado uma ação para copycat, logo o último golpe executado antes da troca é replicado. Se o golpe replicado teve um único alvo que não foi o Pokémon que utilizou copycat, seu alvo é escolhido randomicamente.
Notas:
- Se o Pokémon que tem copycat for colocado em campo depois de um golpe ser executado, ele ainda pode replicar o ataque.
- Rampage e momentum moves podem ser replicados por copycat, sendo que o Pokémon que replicá-los ficará preso na sequência, recebendo os efeitos normalmente.
- Feint e focus punch não podem ser replicados por copycat.
- Call moves não podem ser replicados por copycat, nem os golpes chamados por ele, com exceção de charge moves.

Veto Tier

Quando vários efeitos atuam num mesmo Pokémon para impedir a execução de um golpe, existe uma ordem que o jogo usa para checar se o golpe poderá ser executado ou não. Se um Pokémon é impedido de executar um golpe, o jogo não checará outros efeitos que viriam depois.

1. Freeze / Sleep
2. Traunt
3. Disable
4. Imprison
5. Heal Block
6. Confuse
7. Flinch
8. Taunt
9. Gravity
10. Attract
11. Paralysis