Time Eeveeolutions


Como montar um time de Eeveelutions
Introdução:Eeveelutions é o nome dado para as evoluções do Eevee, parecem inofensivas mas um time bem feito com elas pode até se sair, sempre existe um Pokémon ou outro que acaba com toda a estratégia que as envolve, mas se você realmente souber usá-las pode ter certeza que vencerá muitas batalhas. São muito fracas em relação a times bem estruturados, por isso é indicado que use um time desses apenas para lutas "for fun".
Ter um time de Eeveelutions não é simplesmente fazer o melhor moveset para cara Eevee e pegar suas favoritas para uma batalha, elas devem ter uma constante cooperação umas com as outras e um movimento errado pode significar o final da batalha para você.
Nesse tutorial você aprederá a montar um time de Eeveelutions e como torná-lo efetivo contra a maioria dos jogadores.

Apresentando as Eeveelutions:
Bem como dito acima "Eeveelutions é o nome dado para as evoluções do Eevee", abaixo seguem seus nomes:
 Vaporeon
 Jolteon
 Flareon
 Espeon
 Umbreon
 Leafeon
 Glaceon

*Eevee não é usado por não ter poder competitivo.

Analisando-as mais a fundo:Vamos agora entender como elas podem ser usadas em conjunto:
  • Suas Abilities:
    As Abilities desempenham um papel essencial em todo Pokémon, no caso das Eeveelutions elas são mais que necessárias, elas devem ser muito bem aproveitadas, tire vantagem disso!
    • Vaporeon - Water Absorb:Water Absorb é uma Ability excelente. Quando o Vaporeon recebe um golpe do tipo Water o golpe é anulado e o Vaporeon ainda ganha 25% a mais do seu HP total.
      Isso pode ser útil para cobrir a fraqueza do Flareon contra Water e para aumentar ainda mais o HP do Vaporeon (que já é enorme).
      - Por exemplo: Você está com um Flareon e seu oponente com um Lapras, o Lapras usa Surf mas antes disso você troca para o Vaporeon, o Vaporeon vai ter o HP aumentado e ainda vai poder contra-atacar com Hidden Power [Electric].
    • Jolteon - Volt Absorb:
      Semelhante à Ability do Vaporeon, o Jolteon é capaz de anular e absorver golpes do tipo Electric, aumentando seu HP em 25%.
      Isso pode ser útil para cobrir a fraqueza do Vaporeon contra Electric e para aumentar o HP do Jolteon.
      - Por exemplo: Você está com um Vaporeon e seu oponente com um Dragonite, o Dragonite usa Thunder mas antes disso você troca para o Jolteon, o Jolteon vai ter o HP aumentado e ainda vai poder contra-atacar com Hidden Power [Ice].
    • Flareon - Flash Fire:
      Flash Fire já um pouco diferente das Abilities anteriores, quando o Flareon receber um Golpe do tipo Fire o golpe é anulado e o poder dos golpes de tipo Fire do Flareon aumenta em 50% (mas o efeito acaba quando este for trocado). Isso pode ser útil para cobrir a fraqueza do Leafeon e Glaceon contra Fire e ainda aumentar o poder destrutivo do Flareon.
      - Por exemplo: Você está com um Leafeon e seu oponente com um Weezing, o Weezing usa Flamethrower mas antes disso você troca para o Flareon, o Flareon vai ter o poder dos golpes Fire aumentado e e ainda vai poder contra-atacar com Fire Blast, dando 2-hits KO no Weezing.
    • Espeon - Synchronize:
      Synchronize funciona como uma carta na manga, que faz com que seu adversário pense duas vezes antes de fazer algo, mas nem sempre é útil. Se um Pokémon adversário deixar o Espeon envenenado por exemplo, o Pokémon adversário também ficará envenenado, isso vale para qualquer mudança de status (burn, paralysis, ou poison).
      - Por exemplo: Você está com um Espeon e seu oponente com um Shuckle, ele não vai usar Toxic (seu golpe clássico), pois isso o afetaria também o que te da um turno garantido para trocar para o Vaporeon sem levar Toxic e já contra atacar (obviamente o Shuckle também será trocado depois mas predict é o que mais vale).
    • Umbreon - Synchronize:
      A explicação quanto ao Espeon também vale para o Umbreon, mas também vale destacar que Umbreon é uma grande barreira (Wall), então sua Ability é uma ajuda a mais tanto para seu papel de Tank quanto para o time.
    • Leafeon - Leaf Guard:
      Leaf Guard impede que o Leafeon sofra mudança de status (burn, paralysis, poison e sleep) enquanto estiver em Sunny Day, mas isso não cancela mudanças de status já existentes antes do Sunny Day estar ativo. Sua Ability NÃO pode ser muito aproveitada em um time de Eevees, isso porque ela só funciona em conjunto de Sunny Day, e Sunny Day enfraquece Vaporeon, o que pode ser um ponto de onde o seu adversário pode tirar vantagem. Por outro lado Sunny Day aumenta o recover do Umbreon ao usar Moonlight e aumenta o poder destrutivo do Flareon, além do Leafeon não precisar mais carregar ao usar Solarbeam (no caso de um Special Sweeper), bem, isso fica à seu critério, mas é aconselhável que não usa alterações climáticas em times de Eeveelutions.
    • Glaceon - Snow Cloak:
      Snow Cloak aumenta a evasiva em 20% durante Hail. Mas assim como descrito a respeito do Leafeon, Hail será um problema para seu time de Eevees pois ele irá diminuir o recover do Moonlight do seu Umbreon para 25% ao invés de 50% e prejudicar os golpes do tipo Grass de seu Leafeon, além de sempre tirar um dano a mais de seu próprio time todo turno. Então não pretenda usar Hail.

  • Seus stats base:
    Para entender melhor como cada Eeveelution funciona nas batalhas também precisamos análisar seus stats base, observe a tabela abaixo:
 
HP
Atk
Def
SAtk
SDef
Speed
Vaporeon
130
65
60
110
95
65
Jolteon
65
65
60
110
95
130
Flareon
65
130
60
95
110
65
Espeon
65
65
60
130
95
110
Umbreon
95
65
110
60
130
65
Leafeon
65
110
130
60
65
95
Glaceon
65
60
110
130
95
65
Observando bem notamos que as Eeveelutions se destacam da seguinte forma:
Vaporeon - HP e Sp.Atk, tende a ser um Tank Genérico se tiver EVs em Def e Bold Nature, também é um Sweepar Especial.

Jolteon - Sp.Atk e Speed, tende a ser um Sweeper Especial, sua Speed também pode ser bem explorada.

Flareon - Atk e Sp.Def, tende a ser um Sweeper Físico mas também pode ser Mixed, e uma opção de troca para segurar golpes especiais.

Espeon - Sp.Atk e Spd, tende a ser um Sweeper Especial.

Umbreon - Def e Sp.Def, tende a ser uma barreira genérica.

Leafeon - Atk e Def, tende a ser uma barreira física com capacidade de contra-atacar com golpes físicos poderosos.

Glaceon - Def e Sp.Atk, NÃO tende a ser uma barreira física porque seu tipo (Ice) é péssimo defensivamente, levando assim vários ataques Super-Efetivos. Porém é bom se usado ofensivamente.
  • Suas fraquezas e vantagens:
    Em um time de Eeveelutions o que mais ajuda é saber a hora certa de tirar alguma Eevee da batalha e qual colocar no lugar para resistir ao dano e ainda poder contra-atacar. Isso é um fator crucial pois Eeveelutions não são capazes de resisitir à muitos golpes e caso você se depare com um Pokémon que não possa contra-atacar esse pode ser seu fim.
    Ter um bom Predict é muito importante para saber qual Eevee colocar em campo na hora da troca, e isso será explicado mais à frente...


    Segue a tabela de fraquezas e vantagens:
 
Super-Efective
Not very-efective
Imunidade
200% de dano
50% de dano
nenhum dano
Vaporeon
 
  
Jolteon
 
Flareon
  
   
Espeon
  
 
---
Umbreon
 
 
Leafeon
  
  
   
---
Glaceon
   
---


Agora vamos ver como uma Eeveelution pode ajudar a outra, lembre-se também de que as opções apontadas aqui não servem para todos os casos, algumas Eevees não suportariam certos ataques por terem baixa Def ou Sp.Def, por isso pensse duas vezes antes de fazer qualquer movimento e não siga as instruções apontadas abaixo tão fielmente.


Vaporeon:

- Se for receber um golpe do tipo Electric pode trocar para: Jolteon ou Leafeon
- Se for receber um golpe do tipo Grass pode trocar para: Flareon ou Leafeon

Jolteon:
- Se for receber um golpe do tipo Ground pode trocar para: Leafeon

Flareon:
- Se for receber um golpe do tipo Water pode trocar para: Vaporeon ou Leafeon
- Se for receber um golpe do tipo Ground pode trocar para: Leafeon
- Se for receber um golpe do tipo Rock não há opções de troca para reduzir o dano causado, o recomendado é Leafeon

Espeon:
- Se for receber um golpe do tipo Bug pode trocar para: Flareon
- Se for receber um golpe do tipo Ghost pode trocar para: Umbreon
- Se for receber um golpe do tipo Dark pode trocar para: Umbreon

Umbreon:
- Se for receber um golpe do tipo Fighting pode trocar para: Espeon
- Se for receber um golpe do tipo Bug pode trocar para: Flareon

Leafeon:
- Se for receber um golpe do tipo Fire pode trocar para: Vaporeon ou Flareon
- Se for receber um golpe do tipo Ice pode trocar para: Vaporeon, Flareon ou Glaceon
- Se for receber um golpe do tipo Poison não há opções de troca para reduzir o dano causado, o recomendado é Umbreon (ou Flareon caso seja um Weezing atacando)
- Se for receber um golpe do tipo Flying NÃO é recomendado que troque para Jolteon e sim para um Vaporeon, Umbreon ou Glaceon

Glaceon:
- Se for receber um golpe do tipo Fire pode trocar para: Vaporeon ou Flareon
- Se for receber um golpe do tipo Fighting pode trocar para: Espeon
- Se for receber um golpe do tipo Rock não há opções de troca para reduzir o dano causado, o recomendado é Leafeon
- Se for receber um golpe do tipo Steel pode trocar para: Vaporeon, Jolteon ou Flareon

Fatores que ajudam na batalha:Agora vamos ver os fatores que o ajudarão em uma batalha, tire o máximo proveito deles.
  • Itens:
    Ter os itens certos equipados nas suas Eevees pode ser de grande ajuda. Eles podem ser úteis tanto para se defender de ataques quanto para ajudar na ofensiva, abaixo segue uma lista dos itens mais úteis:

    Berries que diminuem o dano de golpes Super-Efetivos:
    São úteis no caso de você precisar trocar de Pokémon e receber um golpe Super-Efetivo que não esperava, ou no caso de precisar lutar cara-a-cara com outro Pokémon que precise ser derrotado em 2-hits KO

    Lum Berry:
    Garante que uma de suas Eevees não fique com stats negativos caso seu adversário posso causá-los, precisa de um bom predict.

    Focus Sash:
    Garante que uma de suas Eevees não vai ser derrotada em um único golpe, muito útil.

    Leftovers:
    Pode ser equipado no Umbreon para ajudar ainda mais na sua função como Wall.

    Choice Itens:
    Choice Band pode garantir golpes físicos mais poderosos para o lado do Flareon e Leafeon.
    Choice Specs pode garantir golpes especiais mais poderosos para o lado do Vaporeon, Jolteon, Flareon, Espeon e Glaceon.
    Choice Scarf pode garantir maior velocidade de ataque e pegar o adversário de surpresa .

    Life Orb:
    Pode propocionar maior estrago aos Pokémon do oponente, mas em troca suas Eevees perdem parte de seu precioso HP, use com cautela.


  • Predict:
    Predict é o termo usado para a palavra "Prever", mas prever o que? Prever o próximo movimento do seu adversário e já se adiantar quanto a isso, estando sempre um passo a frente. Por exemplo:

    ----------------------------------------------
    ----------------------------------------------

     VS 

    - Seu adversário joga um Rampardos

    - Você joga um Flareon
    *Rampardos lógicamente vai usar uma golpe do tipo Rock e dar One-hit KO no Flareon, o melhor a fazer é trocá-lo de forma que você possa resistir ao ataque e ainda contra-atacar

    ----------------------------------------------

     VS 

    - Você tira o Flareon da batalha e joga seu Leafeon
    - Rampardos usa Head Smash (Power de 150 - Leafeon perde 65% do HP se tiver nature para Defesa ou perde 80% caso não tenha Nature para Defesa)

    ----------------------------------------------

    Leafeon ainda de pé agora contra ataca com Leaf Blade (Power de 90 - Rampardos cai em um só golpe, Leafeon vence)

    ----------------------------------------------
    //////////////////////////////////////////////


    Mas não pense que toda hora pode ser tão fácil assim, seu adversário pode ser mais experiente e também pode ter um Predict aguçado e depois que seu Leafeon entrar em campo não vai por tudo a perder, sendo assim ele também irá trocar de Pokémon e então você terá que contornar a situação para sair vitorioso. Vejamos um exemplo da mesma batalha só que com um adversário mais experiente:

    ----------------------------------------------
    ----------------------------------------------

     VS 

    - Seu adversário joga um Rampardos

    - Você joga um Flareon
    *Rampardos lógicamente vai usar uma golpe do tipo Rock e dar One-hit KO no Flareon, o melhor a fazer é trocá-lo de forma que você possa resistir ao ataque e ainda contra-atacar

    ----------------------------------------------

     VS 

    - Você tira o Flareon da batalha e joga seu Leafeon
    - Rampardos usa Head Smash (Power de 150 - Leafeon perde 60% do HP se tiver nature para Defesa ou perde 75% caso não tenha Nature para Defesa)

    ----------------------------------------------

     VS 

    - Seu adversário troca o Rampardos e joga um Gyarados

    Leafeon ataca com Leaf Blade (Power de 90 - Gyarados perde 30% do HP)
    *O próximo movimento do Gyarados pode ser: Stona Edge (derrota Leafeon); Ice Fang(derrota Leafeon); Dragon Dance (um problema pois Leafeon não consegue contra-atacar o Gyarados, então este terá um turno a mais)

    ----------------------------------------------

     VS 

    - Você troca o Leafeon e coloca seu Jolteon (@Focus Sash)

    - Gyarados usa Dragon Dance (+Atk; + Spd)

    ----------------------------------------------

    - Gyarados usa Earthquake (Jolteon resiste graças ao Focus Sash)

    Jolteon usa Thunderbolt (Gyarados é derrotado, Jolteon vence)

    ----------------------------------------------
    //////////////////////////////////////////////


    Nessa luta os problemas criados pelo adversário foram contornados e assim foi possível garantir a vitória do mesmo jeito.
    Aprenda a prever não só os movimentos do seu adversário, mas o que o seu adversário está pensando sobre o que você vai fazer, dessa forma você certamente garantirá grande parte da batalha.
    Também esteja preparado para tudo que vier, tenha um plano em mente para o que fazer se seu adversário jogar 'tal' Pokémon, você deve saber manipular situações assim, veja o tópico abaixo.


  • Traçar uma linha de ações:
    Uma batalha com Eeveelutions exige de você o melhor desempenho possível, "um movimento errado pode significar o final da batalha para você."
    Para saber o que fazer nas batalhas é bom já pré-defenir seus movimentos caso você se depare com certo Pokémon.

    - Por exemplo: O que você faria se estivesse com um Leafeon e seu adversário com um Weezing?
    Esse exemplo foi dado algumas linha acima, o certo seria trocar para o Flareon e esperar por um Flamethrower ou Will-o-Wisp, ativando assim a Ability Flash Fire do Flareon e contra-atacando o Weezing com um possível Fire Blast.

    Traçe um mapa do seu time, pense no que fazer quando um certo Pokémon entrar na arena, e em último caso 'sacrifique' (deixe que o oponente a derrote) para que as outras não tenham suas estratégias prejudicadas por falta de HP. Espere de tudo contra suas Eevees, esteja preparado contra tudo.


  • Principais Counters:

       Blissey: Blissey, o maior problema para as Eeveelutions. Porque? É simples, a maioria das Eevees têm golpes Especiais e as únicas com golpes físicos são Flareon e Leafeon.Leafeon pode ser derrotado com Ice Beam, e Flareon com Seismic Toss, sem falar que quase todas tem HP baixo sendo levadas facilmente com Seismic Toss. Blissey também tem a capacidade de recuperar seu HP com Softboiled, o que também é um grande problema. Flareon da 3-hit KO em Blissey com Fire Fang (Power de 65), o mesmo vale para oLeafeon que da 3-hit KO com Leaf Blade (Power de 90). Nesse caso tente fazer o impossível, contornar a situação contra a Blissey. 'Feche' ela e obrigue seu adversário a trocar, faça com que ela seja o último Pokémon do seu adversário. - Jogue um Umbreon e use Taunt / Toxic. - Se tiver usado Taunt pode tentar atacar com Payback ou trocar para um Leafeonou Flareon e atacar com golpes físicos, se a Blissey for o último Pokémon do seu adversário ela não terá como fugir pois não poderá recuperar o HP com Softboiled e será derrota em 3-hit KO pelo Leafeon ou Flareon. - Leafeon também pode usar Swords Dance 2 vezes e depois tentar um One-hit KO com Leaf Blade Lembre-se, derrotar uma Blissey é realmente muito difícil com Eeveelutions, sorte também conta nessas horas.  Snorlax: Snorlax é o segundo maior problema de Eeveelutions, seu ponto fraco são golpes físicos, porém mesmo com um Leaf Blade do Leafeon ele só cai em 4 hits, e Flareon não é muito efetivo contra ele. Vale lembrar que Snorlax também ataca, e que pode usar Rest reduzindo a ZERO todo o seu trabalho em derrotá-lo. Hidden Power Fighting de um Espeon é opção porque mesmo com sua monstruosa Sp.Defesa, Snorlax cai em 3 hits (ou em 2 hits, depois de um Calm Mind).  Regice: Flareon seria o counter mais provável para um Regice, levando-o em 2 Ice Fangs. Porém tenha cuidado com Regices que usam o move Curse, que aumenta o Atk e a Def em um nível, e quando estão em um momento crítico usam Rest ficando assim com a vida completa e um boost enorme nos stats. Contra Pokémon assim seja rápido, não demore para contra-atacar, atrasar uma rodada pode ser crucial.  Weezing: Weezing é um problema se você não tiver mais o Espeon para te ajudar, isso porqueEspeon é capaz de dar One-hit KO com Psychic. Sem o Espeon sua única opção é o Flareon (da 3-hit KO com Fire Blast, ou 2-hit KO com Flash Fire ativado)  Heracross: Espeon faz falta quando você se depara com um Heracross, ele é capaz de dar golpes Super-Efetivos em seis das sete Eeveelutions. Se tentar contra atacar os únicos Pokémon possíveis serão Espeon e Flareon, sendo que Espeon pode receber um Megahorn e ser derrotado, e Flareon pode receber um Stone Edge e ter o mesmo fim que o Espeon. Swords Dance aumenta ainda mais o perigo contra Heracross. Lembre-se sempre de carregar Berries que diminuam o dano de golpes Super-Efetivos!  Weavile: Weavile é rápido e também tem vantagem contra a maioria de suas Eeveelutions, derrubando no mínimo duas delas. Tenha cuidado com Swords Dance e Brick Break, que são os golpes mais perigosos. Da mesma forma Leafeon é levado com Ice Punch e Espeon com Night Slash, tornando quase impossível um contra-ataque. Se possível tenha X-Scizors no Leafeon, pois este pode sobreviver à um Ice Punch (sem Swords Dance) e ainda tentar derrubar o Weavile.


Eeveelutions na prática:Nessa última parte do tutorial veremos quais são as possibilidade de time para as Eeveelutions, como torná-lo efetivo e balanceado.
  • Batton Pass:
    Eeveelutions Batton Passers tendem a cooperar umas com as outras sempre, com um time assim você deve ter controle da partida durante todo o tempo, fazer um boost de stat com cada Eevee (2 no máximo) e no final passar para uma Eeveelution que leve o time do oponente. Se esta tiver problemas, é só usa Batton Pass novamente e passar todo o boost de stat para uma Eevee que possa derrotar o Pokémon adversário, mantendo sempre domínio total da batalha.

    Para ter como começar o Batton Pass use um Pokémon que deixe seu adversário preso e sem ter como se mover, a Eeveelution certa para isso é o Umbreon.
        Umbreon - @Lum Berry - Mean Look - Yawn - Protect - Batton Pass
Começe usando Mean Look e dessa forma o adversário não poderá escapar, em seguida use Yawn e na próxima rodada Protect garantindo assim que seu adversário durma sem que faça algo contra você. Então use Batton Pass e você estará livre para começar sua estratégia. As Eevee também dependem de Substitute é sempre bom ter uma garantia contra os ataque do seu oponente, entao no meio da chain (corrente de passes) que for fazer certifique-se de que haverá um Substitute.
    • Os Boosts possíveis:
      •  Jolteon -> Speed [Agility] ou [Substitute 4x + Salac Berry]
      •  Leafeon -> Attack [Swords Dance]
      •  Espeon -> Sp.Attack e Sp.Defense [Calm Mind]
      Então por exemplo, podemos começar com Umbreon, deixar o adversário dormindo, usa Batton Pass para Espeon que usa Substitute e aumentar o Sp.Atk e Sp.Def com Calm Mind, então você pode ou atacar com Espeon, ou continuar o pass para, por exempo, um Jolteon que também tem poderosas opções de ataque e ainda pode dar um boost na Speed com Agility.


  • Ataque Direto:
    Essa formação de time é a que coloca suas Eevees em combate direto contra o adversário e sem proteções como Substitute e boosts passados por Batton Pass (na sua maioria). Para isso elas devem ser muito resistentes e todas têm que ter capacidade ofensiva (isso vale para Umbreon também, na maioria das vezes). As trocas devem ser feitas semrpe com cautela, e seu predict tem que ser ótimo, isso para evitar falhas.

    • Montagem do time:
      As Eevees devem ter EVs Defensivos, Nature que ajude na ofensiva (ou vice-versa), e na sua maioria itens que previnam golpes super-efetivos, vamos ver um exemplo de como cada Eeveelution pode ser usada em um time:
      • Vaporeon @Wacan Berry (EVs: 252 Def // 252 Sp.Atk - Bold Nature)
      • Jolteon @Focus Sash (EVs: 252 Sp.Atk // 252 Speed - Timid Nature)
      • Flareon @Charti Berry (EVs: 252 HP // 148 Sp.Atk // 96 Atk // 8 Spd - Lonely Nature)
      • Espeon @Tanga Berry/Lum Berry (EVs: 252 Speed // 252 Sp.Atk - Timid Nature)
      • Umbreon @Leftovers (EVs: 252 HP // 164 Def // 92 Sp.Def - Impish Nature)
      • Leafeon @Tanga Berry/Lum Berry (EVs: 252 Atk // 164 Speed // 88 HP - Jolly Nature)
      • Glaceon @Focus Sash/Choice Scarf (EVs: 252 HP // 252 Sp.Atk - Bold Nature)
      Para se dar bem com um time assim basta seguir os conselhos dados no começo do tutorial, não errar nas trocas e ter um bom predict, fazer sempre os movimentos certos na hora certa. EVs em Defesa ajudam a evitar que suas Eevees sejam derrotadas quando são trocadas e EVs ofensivos garantem um bom contra-ataque.
      Quanto ao Umbreon, com 252 EVs em Atk e como golpe ofensivo Payback ele pode levar grande parte do time do seu adversário, realmente é melhor do que parece.

Conclusão:Eeveelutions precisam ser usadas com muita cautela, mas mesmo que seu time seja perfeito ainda há aqueles Counters que sempre entram no seu caminho para atrapalhar. Um time Battom Pass é sem dúvida a melhor formação a ser usada, mas ataque direto também pode ser usado. Aprenda a fazer com que uma coopere com a outra e esteja sempre um passo a frente de seu adversário, dessa forma você terá sucesso com um time assim.