Time Double Battle


Como montar um time de Double Battle
Introdução:
Double Battle é uma categoria de batalha que surgiu na geração ADVANCE, e é muito apreciada pelos treinadores. O motivo é o fato de você possuir dois Pokémon na arena, um cooperando com o outro. E esse tipo de cooperação pode vir de qualquer maneira que você imaginar! Bem, vamos ao guia.


Trabalho em equipe:

Como já foi dito, Double é feito para os Pokémon trabalharem juntos, e para isso é necessário ter algumas coisas em mente. Primeiro, tecnicamente falando, você terá DOIS lead’s, pois soltará dois monstrinhos de vez (claro, serão os dois primeiros na ordem de sua equipe). Você deve aproveitar isso para tirar o máximo possível de vantagem. Quando os Pokémon trabalham juntos, diz-se que eles possuem sinergia.


Os Leads:
Pode parecer difícil, mas não há muito segredo na hora decidir que monstrinhos jogar. Uma sugestão é você jogar um Pokémon com função de Lead e outro com função de Anti-Lead. Aerodactyl e Jirachi formam um bom exemplo. Com Aerodactyl, você prepara o campo usando Stealth Rock, e ataca sempre que possível, enquanto seu Jirachi tenta manter os oponentes em Flinch, até serem derrotados.

Sinergia: É o trabalho em grupo. Veja quatro exemplos abaixo:
  • Posted Image / Posted Image: Com Rhyperior, você prepara o campo usando Stealth Rock, e com Milotic, você pode causar status com Toxic e atrair golpes elétricos para a Lightningrod de Rhyperior, garantindo um possível Free Turn. Porém, essa combinação é extremamente frágil a Grass Types, portanto cuidado.
  • Posted Image / Posted Image: Com Magnezone, você poderá prender Scizor ou algum Steel Type na arena. Depois, seu Slowbro pode contra atacar com Flamethrower, um golpe que todo mundo geralmente esquece que Slowbro pode aprender, devido ao seu tipo Water.
  • Posted Image / Posted Image: Esse é muito usado em UU Metagame. Plusle e Minum se ajudam com suas Trait’s, Plus e Minus, respectivamente. Elas aumentam o Sp.Atk um do outro, com o efeito de Choice Specs! Pode deixar os irmãos com um poder de ataque considerável. Também podem se ajudar com Helping Hand.
  • Posted Image / Posted Image: Aqui a ideia é abusar da Ability Steadfast do Gallade que aumenta a sua Speed quando causado Flinch no campo (tanto você ter ficado Flinch ou o adversário). Provocando um Flinch com o Fake Out usado pelo Weaville, o Weavile tem preferência pela Speed e Ataques altos e pelo seu moveset ser interessante, Gallade pode abusar do Close Combat/Psycho Cut de 383 ataque mais os STAB's.
  • Posted Image / Posted Image: Essa dupla tem tudo pra funcionar, Metagross "suja" o campo com o Stealth Rock enquanto Lickilicky usa Curse, Metagross manda seu Magnet Rise enquanto o curse continua, após isso Psych Up do Metagross. Metagross com Bullet Punch, e Earthquake do Lickilicky podem ser perigosos. Lickilicky ainda pode abusar de Gyro Ball e se curar com o clássico Rest + Chesto Berry.

Golpes que acertam mais de um Pokémon na arena:
Primeiramente, você deve ter certeza de que não derrotará seu próprio Pokémon em uma tentativa desesperada de ataque. Mas como assim? Existem certos golpes que acertam mais de um alvo ao mesmo tempo, sejam os dois oponentes, sejam todos os outros três. Esse é o caso de Earthquake. Quando é usado, Earthquake atinge todos os Pokémon na arena, menos o usuário, o que pode ser uma dor de cabeça, caso seu outro monstro seja um Fire ou Steel Type, por exemplo. Portanto, você deve ter em mente toda a sua estratégia, de modo detalhado. Uma dica seria usar Earth Power no lugar de Earthquake, Heatran é um ótimo usuário desse golpe. Outros ataques que acertam mais de um alvo ao mesmo tempo são Surf, Rock Slide e Explosion.


EV Training:
O treinamento de EV's para um time de double costuma ser bastante diferenciado do treinamento usado para single, pois é relativamente mais complicado fazer um switch-in seguro em Double, já que geralmente o oponente manterá na arena tanto um Physical Sweeper quanto um Special Sweeper. Um ótimo exemplo seria um Skarmory. Skarmory com um bom invesitmento em Defense e HP geralmente pode dar switch em qualquer golpe físico, muitas vezes mesmo sendo super efetivo causa um dano que é facilmente corrigido com o uso de um Roost.

Porém, sua Special Defense não é assim tão avantajada, e isso pode atrapalhar bastante, no caso de um possível switch onde oponente possua um bom Special Sweeper e um Dragon Dance Salamence juntos por exemplo. Com um investimento maior em sua Special Defense Skarmory se tornaria capaz de segurar a maioria dos moves Special, desde que não super effective, podendo usar Roost e setupar Spikes no oponente com bastante segurança.

Então nota-se uma vantagem ao se investir nem que apenas um pouco na Defensiva de cada Pokémon de sua equipe, isso faz com que seu Switch seja mais seguro, apesar de não tão frequente, como veremos abaixo.


Switching:
Switch em Double é geralmente muito menos comum do que em Single, e possui um custo muito maior, já que os oponentes podem aproveitar e dar um set up mais seguro, ou então derrotarem seu outro Pokémon, ou ainda predicarem sua troca e atacarem com força total, derrubando seu monstro antes que tenha qualquer chance. As situações onde um Switch se mostra necessário se baseiam geralmente em: Quando seu oponente é bem mais rápido do que seu monstrinho e pode derrotá-lo em apenas um golpe, nesse caso você troca para se defender e segurar o golpe dele.

Também pode ocorrer quando nenhum de seus Pokémon na arena conseguem derrotar os oponentes, você se vê obrigado a trocar por algum outro Sweeper capaz de derrotá-los. O problema aqui é que levará os golpes antes, e provavelmente nem sobreviva, ou sobreviva com tão pouco HP que Life Orb ou Priority Moves podem acabar com ele facilmente.

Você também pode usar o Switch como uma forma de salvar ambos seus monstrinhos e ainda acabar com os oponentes. Um exemplo, suponha que você esteja com Magmortar e Tyranitar, e seu oponente possua Suicune e Scizor. O Suicune pode facilmente derrotar Magmortar com Hydro Pump, enquanto Tyranitar é presa fácil para Bullet Punch de Scizor. Você então troca seu Tyranitar por um Gastrodon, recebe um dano baixo do Hydro Pump, enquanto seu Magmortar acaba com a festa do Scizor usando seu Flametrhower. É só usar a criatividade nesse tipo de situação.

O tipo de switch mais interessante de double, os Surprise Combos. Se seu oponente possui Gliscor e Electivire juntos, você pode ter certeza de que ele não vai usar Earthquake, certo? ERRADO! Seu oponente pode muito bem trocar o Electivire por um Staraptor, intimidar ambos seus Pokémon e lançar o Earthquake de seu Gliscor para cima de você. Por isso é sempre bom estar atento para o time do oponente e também para seu estilo de jogo, assim você poderá tentar adivinhar esse tipo de jogada. Um outro tipo de situação, é ele estar com um Water e um Fire type juntos, trocar o Fire por um Vaporeon e usar Surf nesse mesmo turno, recuperando 1/4 do HP do Vaporeon.

Alguns combos com Traits usáveis:
Arena Trap: Essa Trait pode ser muito bem utilizada, se você souber o que faz. Exemplo, você tem em campo Bronzong e Roserade, enquanto seu oponente está usando Magnezone e Blissey. Você predica que ele trocará a Blissey por um Fire Type, possivelmente um Magmortar, e então retira o Roserade e joga em campo um Dugtrio. Seu Dugtrio irá absorver tanto um golpe elétrico quanto um de fogo, e então irá usar Earthquake, levando ambos os oponentes, que não terão como escapar, enquanto seu Bronzong é salvo por Levitate.

Color Change: Usável em UU ou Trick Room, já que seu único portador é Kecleon. Pode ajudar você a garantir resistência contra algum tipo predominante do time oponente, mas você precisará de Predict.

Damp: Essa Trait muito pouco usada em Single pode salvar a vida daquela sua Blissey ou daquele CurseLax, além de garantir um possível Free Turn.

Lightningrod: Já citado acima, pode ser usado para atrair golpes elétricos. Uma boa escolha, apesar de ser bastante predicável.

Magnet Pull: Pode acabar sendo sua única chance contra Scizor, Lucario e outros. Enquanto um Magnezone prende um dos dois citados, você solta um Fire Type e acaba com a festa do oponente.

Synchronize: Ótimo para induzir Status. Pode ser combinado a algum usuário de Facade, como Ursaring, que é um dos melhores Status Absorver do jogo.

Unaware: Seu único portador é Bibarel, mas pode se mostrar uma mão na roda em UU, ao ignorar o Swords Dance daquele Golem, que será morto por um Grass Knot de seu parceiro, por exemplo, ou mesmo por um Surf do próprio Bibarel.

Volt Absorb: Se você tem um voador e um terrestre na arena e prevê um golpe como Thunderbolt chegando, golpe que será mais rápido que o Earthquake do seu terrestre, o que você faz? Acertou em cheio quem disse soltar um Jolteon. Assim, você, de qualquer jeito, absorverá o Thunderbolt, talvez até recuperando uma boa quantidade de HP para seu Jolteon, no caso do exemplo. Em UU, é aplicável com Lanturn.

Wonder Guard: pode garantir uma boa chance de Stall, ou mesmo tempo para você se preparar e atacar o oponente super-efetivamente, quando ele trocar para acertar seu Shedinja.

Alguns Golpes de Suporte usáveis:
Acupressure: Recomendado se você confiar em sua sorte. Pode funcionar como um setup de Sp.Atk para Alakazam, por exemplo, ou Def para Blissey, quem sabe?

Spider Web: Pode servir para salvar seu Pokémon de um p-hazer, muito útil durante uma possível utilização de Baton Pass.

Glare: Ótimo para combinar com Ursaring ou Milotic, fazendo-os ficarem paralisados e tendo Facade mais forte e um bônus em Def, respectivamente.

Guard Swap: Ótimo para roubar as defesas de Shuckle e ficar imbatível.

Helping Hand: Muito usado, por aumentar a força do golpe de seu parceiro.

Light Screen e Reflect: Irão reduzir o poder dos golpes do oponente por um tempo considerável, ainda mais com o auxílio de Light Clay.

Pain Split: Se você usar em conjunto a sua Blissey, é uma ótima forma de se recuperar, pois a Blissey pode recuperar seu próprio HP com Softboiled.

Safeguard: Inutiliza Shuckle e outros status Inducers, por um curto período de tempo.

Gastro Acid: Pode servir para fazer com que Bronzong fique vulnerável a Earthquake, e seja arrancado da arena por esse golpe.

Swagger: Use em algum Physical Sweeper equipado com Persim Berry, e terá um Setup de ataque muito bom.

Teeter Dance: Se usado junto a um Pokémon que tenha Own Tempo na arena, é um ótimo golpe de Suporte para sua equipe.

Trump Card: Muita gente talvez nunca tenha ouvido falar desse golpe. Ele funciona assim, quanto menos PP possuir, maior o seu Base Power, e consequentemente, maior é o dano que ele causará. Pode ser combinado com Spite (e sem PP Max, é claro).

Water Sport: Pode ajudar você a salvar seus Steel Types, principalmente se combinado a Occa Berry.

Estratégias fixas em Double:
Consiste em usar estratégias como Sandstorm, Hail, Rain, Sunny Day ou Trick Room, mas em Double Battle. Nessa classe de batalha, fica mais seguro usar esse tipo de estratégia, principalmente aquelas que necessitam de um golpe para se ativarem. Veja algumas combinações em cada categoria:

Sandstorm: Usando Sandstorm em Double, você terá uma grande vantagem sobre seu oponente, podendo montar combos muito eficazes que cubram as fraquezas mais comuns de times de Sandstorm.
  • Posted Image / Posted Image: Ambos podem absorver Earthquake, enquanto atacam. Opção mais voltada para o Stall. Porém, possui muita fraqueza a Ice, por isso recomenda-se a utilização de um Gliscor mais rápido, de preferência com Fire Fang, já que existe um Ice Type imune a Earthquake, Articuno, que apesar de ser mais lento que Gliscor e poder cair frente a Stone Edge, ainda há o risco de o golpe errar. Nesse caso, Fire Fang pode substituir Earthquake, pois Hippowdon já usa esse golpe, também com STAB.
  • Posted Image / Posted Image: Aqui, Gyarados é imune a Earthquake, enquanto você pode soltar seu Heatran para que ele cumpra a sua clássica função de Revenge Killer. Ele irá acabar com elétricos que assustariam seu Gyarados, enquanto o primeiro varre à vontade, depois de um Dragon Dance, conseguindo sweepar rapidamente.
  • Posted ImagePosted Image / Posted ImagePosted   Image: Isca perfeita para atrair Ice Types. Esses não poderão derrotar os dois, e então cairão para Fire Blast ou Flamethrower.
  • Posted Image / Posted Image: Usando essa combinação você acaba com a fraqueza de sua equipe a Water Types; Pode dar conta de Bulky Waters chatos, como Starmie ou até mesmo outro Swampert, que cairão sem escapatória frente a um Magical Leaf de Roserade, enquanto seu Swampert carrega com Curse.
  • Posted Image / Posted Image: Jirachi irá usar Thunder Wave no oponente, enquanto no mesmo turno Clefable usa Belly Drum e ativa um possível Toxic Orb. Clefable fica assim com Atk maximizado, além de envenenada. No próximo turno, Jirachi flincha o oponente com maiores chances de derrotar Clefable e ela se recupera com Softboiled. A partir daí, é só abusar de Facade com Status negativo e Atk maximizado, descontando o STAB natural de Facade. Clefable foi escolhida por conta de sua Trait exclusiva Magic Guard, que faz com que ela seja imune ao dano indireto de Sandstorm.
  • Posted Image / Posted Image: Clefable, a grande estrela dos Sandstorm Teams. Junto a Scizor, fará um ótimo trabalho usando Follow Me, enquanto seu gafanhoto vermelho setupa Swords Dance. Após um tempo, seu Scizor estará tão forte que nada conseguirá pará-lo.

Hail: Apesar de Ice ser um tipo péssimo defensivamente, por possuir muitas fraquezas, sendo elas também muito comuns, não é nada mal experimentar jogar em Double sob o efeito de Hail, pois assim você maiores chances de sucesso.
  • Posted Image / Posted Image: A junção suprema de Hail. Com Snow Cloak e Brightpowder, Glaceon se sente à vontade para sweepar com mais chances de escapar. Também serve para acabar com Fire Types, em especial Infernape, pois Glaceon pode usar Water Pulse ou mesmo um HP [Water].
  • Posted Image / Posted Image: Essa escolha pode ser bem aproveitada por juntar dois Mixed: Um Mixed Sweeper e um Mixed Wall. Promete durar bastante tempo na arena.
  • Posted Image / Posted Image: Também é uma boa ideia por fazer com que seja possível usar Earthquake com STAB de Mamoswine sem ferir sua Ave do Gelo. Enquanto isso, Articuno pode tentar aumentar a speed do time todo usando Tailwind, e seu próprio HP com Roost (desde que você não use Earthquake no mesmo turno), enquanto ataca usando Ice Beam ou Blizzard com STAB Ice.
  • Posted Image / Posted Image: Dá um bom Coverage, pois Mamoswine leva Ground e Electric, dois tipos que levam vantagem em cima de Tentacruel. Enquanto isso, o grande polvo pode servir de Suportter de Toxic Spikes e atacar com Ice Beam ou Surf.
  • Posted Image / Posted Image: O princípio é o mesmo do Gliscor/Hippowdon, mas para ser usado em Hail. Ambos dão cabo tranquilamente de Fire Types com Earthquake, enquanto Gliscor pode acabar com Fighting, usando um possível Aerial Ace, e Steel Types, dessa vez usando Fire Fang, que acaba com Scizor, o grande terror dos Hail Teams.

Sunny Day: Sunny Day pode se mostrar o melhor Weather para ser usado em Double, já que dá suporte a Grass (por conta de Solarbeam e algumas Traits) e a Fire, dois tipos que juntos dão um ótimo Coverage no Metagame. Observe abaixo seu alto potencial.
  • Posted Image / Posted Image: Uma boa escolha para Leads, porque Exeggutor leva os Water Types que poderiam acabar com seu Magmortar, enquanto ataca com Solarbeam que não precisa carregar. Já Magmortar carrega o Sunny Day com bastante segurança, e Flamethrower mais forte sempre ajuda, e assim ele pode levar Bug Types que assustariam seu Exeggutor.
  • Posted Image / Posted Image: Com essa dupla, você pode desprezar o famoso HP [Grass] do Heatran, pois Celebi dará conta do recado. Enquanto isso, o mesmo defende Heatran de Bulky Waters, enquanto este último ataca com Heat Wave e Flash Cannon STABeados.
  • Posted Image / Posted Image: Roserade faz o papel de Lead, colocando Sunny Day em campo, enquanto Tangrowth usa e abusa de sua Trait Chlorophyll, tendo Speed dobrada. Ambos podem atacar com Solar Beam, mas HP [Fire] é ótima opção em Roserade, que por ser um Special Sweeper clássico irá pregar os Bug Types do oponente no chão, além do fato de ter o golpe Fire com maior potência graças ao Sunny Day.
  • Posted Image / Posted Image: Uma combinação totalmente Mixed, pois Infernape acabará com praticamente qualquer coisa que possa ser jogada em sua frente, enquanto Cresselia para quase tudo também, pois é uma ótima Mixed Wall, além de possuir Levitate e não ser afetado por Earthquake.
  • Posted Image / Posted Image: Uma dupla muito boa, Sceptile arma o Sunny Day, enquanto o Typhlosion manda Eruption, sendo os dois iniciais rápidos, não é preciso dizer o quanto podem ser fatais.
  • Posted Image / Posted Image: Combo para UBER Metagame. Groudon aparece com Drought, invocando Sunny Day e possuindo assim maior Power aos seus golpes Fire. Celebi entra para dar Coverage e mostrar a Kyogre quem é que dita as regras. Tendo 100 em todos os Stats, é altamente recomendável que se use um Celebi voltado absolutamente para o lado Special, já que Groudon é Physical Sweeper nato. Recomenda-se também Yache Berry ou Focus Sash, pois Kyogre sempre carrega Ice Beam, mas caso Celebi sobreviva a esse golpe, irá usar Grass Knot, e esse será o fim da baleia sagrada.

Rain Dance: Rain Dance também se mostra muito efetivo em Double, já que assim como Sunny Day é mais seguro setupar o Weather. Além disso, há uma enorme gama de bons monstrinhos que podem se ajudar e tirar vantagem da chuva.
  • Posted Image / Posted Image: Enquanto Vaporeon ativa Rain Dance, Starmie ataca com Thunder, mais forte que Thunderbolt, e que nunca errará. Vaporeon se recupera com Water Ring e Wish, e Starmie com Recover, portanto é uma dupla que promete ficar muito tempo na arena.
  • Posted Image / Posted Image: Crobat é o responsável por fazer chover e atacar como Lead, enquanto Manaphy também pode atacar, e quando ficar com a vida baixa, usar Rest e já acordar com Hydration.
  • Posted Image / Posted Image: Esse é o Combo para UBER Metagame. Kyogre coloca Rain Dance eterno, e seu companheiro Palkia ataca principalmente com Surf e Thunder, que recebe Acc de 100%, nesse caso.
  • Posted Image / Posted Image: Pois é, os dois irmãos podem ser bem usados em UU. Não há o que possa resistir a eles, pois enquanto Huntail é Physical Sweeper, Gorebyss é Special Sweeper, e eles irão levar muitos oponentes, com Swift Swim ativado, e o bônus em Speed.
  • Posted Image / Posted Image: Uma dupla que dará um bom Coverage, pois Kingdra possui Swift Swim, ficando duas vezes mais rápido, e seu tipo ótimo lhe concede fraqueza apenas a Dragon, que é rapidamente coberta pelo Ice Beam de Vaporeon. Vaporeon por si só é uma maravilhosa Wall, uma dupla que promete ficar muito tempo viva.

Trick Room: Quase ninguém se arrisca a usar Trick Room como estratégia principal da equipe ao jogar no Standard, porém em Double é muito interessante a utilização desse golpe, já que você pode manter um Trick Roomer em campo junto a outro de seus Pokémon.
  • Posted Image / Posted Image: A vantagem em usar esses dois juntos consiste no fato de Bronzong ser o melhor Trick Roomer do jogo, e também por Relicanth conseguir acabar tanto com Ground quanto com Fire, que são os tipos que geralmente assustam Bronzong. Combine Head Smash com Gyro Ball e verá como Bronzong e Relicanth são bons juntos.
  • Posted Image / Posted Image: Desse modo, usando o fato de que Blissey provavelmente poderá atacar primeiro durante o Trick Room, seus 75 Sp Atk podem fazer com que assuma a função de Sweeper, ao contrário de Wall, já que Dusknoir cumpre essa função maravilhosamente bem. Mas a ideia principal aqui é usar Pain Split de Dusknoir na própria Blissey, e ao mesmo tempo Softboiled, o que faz com que seja uma junção absolutamente sólida.
  • Posted Image / Posted Image: A ideia aqui é poder abusar do golpe Earthquake de Rampardos, que poderá receber um Combo com o recém-adquirido golpe Curse, fazendo com que Rampardos seja monstruoso. Chimecho possui Levitate, e não será afetado por Earthquake, além de possuir Heal Bell que também pode ajudar.
  • Posted Image / Posted Image: A escolhe aqui se deve ao fato de Ursaring ter Facade dobrado ao receber Status, e Banette poder usar Thunder Wave, que além de causar Status em Ursaring, ainda corta sua Speed pela metade, tudo o que Ursaring poderia querer numa estratégia de Trick Room. Você ainda pode querer usar Trick de Banette antes de tudo isso e passar Choice Scarf para um dos oponentes. Uma dupla com muito potencial, até porque Banette dará suporte de defesa a Ursaring, já que pode vencer Fighting Types com muita facilidade, assim como outros Ghost Types, que riem de Facade.
  • Posted Image / Posted Image: Esses dois juntos podem ser perigosos, pois há um golpe na movepool de Slowbro que muita gente se esquece que ele possui: Fire Blast, que deve ser usado em Flareon, para que o Fire Fang, ou mesmo Flamethrower, no caso de um set alternativo do Flareon, voltado para o lado Special, seja ainda mais forte. E como Slowbro é um Trick Roomer muito consistente, ele ficará bastante tempo na arena.
Alguns combos mais usados:
  • Posted Image / Posted Image: Esses dois juntos podem ser perigosos. Solte-os juntos e abuse de Discharge para aumentar a Speed de Electivire e recuperar o HP do Jolteon. Ice Punch do Electivire é mais do que suficiente para acabar com os Ground Types, imunes aos golpes elétricos da dupla. Depois é só partir para um Sweep rápido e seguro.
  • Posted Image / Posted Image: Enquanto Gyarados intimida os oponentes que podem fazer frente ao Metagross, esse pode setupar um Agility, além de formarem juntos uma bela dupla. Metagross possui Earthquake, o que dispensa a utilização desse golpe pelo Gyarados, e pode usar Ice Fang e Stone Edge juntos. Com Earthquake, Metagross derrotará os Electric Types, enquanto Meteor Mash acaba com a festa de qualquer Rock Type. O Gyarados completará o Coverage da dupla acabando com Fire Types usando seu STAB Waterfall.
  • Posted Image / Posted Image: Um bom combo para Uber Metagame. Rayquaza em seu set Swords Dancer é destruidor de times nato, e o Salamence também pode aparecer em um set booster, assim frustando as ofensivas de seu oponente, já que Ice Shard inexiste em Uber, fazendo ficar muito difícil de levar essa dupla ao chão.


Conclusão:
Como se nota, em Double há inúmeras oportunidades de jogo, é uma modalidade de batalha bastante versátil, onde seus Pokés podem fazer papeis totalmente diferentes dos quais fariam em Single. Tente aproveitar o guia em conjunto com sua imaginação e criatividade, crie também seus próprios combos, e com certeza se sairá muito bem nas suas Double Battles! Boa sorte em suas lutas!