Time Ubers


Como montar um time de Ubers
Introdução:O Uber metagame é o mais esquecido de todos, isso porque a maioria dos jogadores batalha com Pokémon de Standart e pensam que Ubers são muito difíceis de se treinar e fazer estratégias concretas. Já outros só jogam com Ubers, mas não sabem usá-los e acabam perdendo...

As batalhas com Ubers são cheias de estratégia, eles são mais poderosos e têm um ótimo movepool, melhor que qualquer outro time Over Used. Saber como funciona o Uber metagame é essencial para se sair bem em uma batalha de Ubers, esse guia irá ajudar você a montar um time perfeito de Ubers e como torná-lo efetivo contra outros jogadores.

Quais Pokémon são Ubers?
Os seguintes Pokémon são cliassificados como Ubers: [Ver Tier List]
Arceus
Darkrai
Deoxys Attack Form
Deoxys Defense Form
Deoxys Normal Form
Deoxys Speed Form
Dialga
Garchomp
Giratina Another Form
Giratina Origin Form
Groudon
Ho-oh
Kyogre
Latias com Item Soul Dew
Latios com Item Soul Dew
Lugia
Manaphy
Mew
Mewtwo
Palkia
Rayquaza
Shaymin Sky Form
Wobbuffet

Por que eles são considerados Ubers?
Os Pokémon acima são classificados como Ubers por serem poderosos de mais para um jogo comum, com Pokémon da classe Over Used para baixo, o que da um desequilibrio enorme na partida. Os Ubers tendem a ter stats muito altos e um movepool muito diversificado, se comparados à maioria dos outros Pokémon, ou levam vantagem devido à algum fator extra que possuem.

Tyranitar é classificado como Uber porque sua Ability, Sandstream (o que provoca uma Sandstorm), uma Sandstorm aumenta sua Sp.Def em 50% alcansando a Sp.Def de um Groudon.
Latios/Latias são Ubers somente se equipados com Soul Dew, feito isso o seu Sp.Atk e Sp.Def aumentam assutadoramente, passando o de muitos outros Ubers.

Conhecendo os Ubers:Os Ubers são classificados assim como qualquer outro Pokémon, seguem os grupos abaixo:
  • Walls/Tanks:
       Lugia:Muito conhecida por ser a melhor Wall até o momento, com uma base de 106 em HP, 130 em Def e 154 em Sp.Def somado à seu golpe "salva-vidas", o Roost/Recover, que é capaz de recuperar metade do seu HP. Lugia é sempre um problema e muito difícil de ser derrotada. O que melhora ainda mais as coisas para o seu lado é sua base de 110 em Speed, o que a permite ultrapassar alguns Pokémon como Palkia e Groudon. Em Pokémon D/P o lado Tank de Lugia pode ser parado com o move Stealth Rock que faz com que ela perca uma parte significativa do seu precioso HP.  Giratina:Giratina é uma opção por parar Arceus Swords Dancer, e ser capaz de countear ele. Com um HP base de 150, as Defesas com 120 base, somado à sua capacidade de aprender Will-o-Wisp, ele é sem dúvida outra barreira para seu adversário. Não só isso impressiona, Giratina é imune a golpes do tipo Fighting e Normal, além de ser resistênte contra Electric, Water, Grass, Poison e Bug. Mas, diferente de Lugia, Giratina não é capaz de aprender nenhum golpe de recuperação de vida, o que é deprimente para uma Wall nessas condições. E mais, Giratina é fraco contra Ghost, Dark, Dragon e Ice, que são os tipos mais comuns em Uber metagame. A parte ofensiva de Giratina também deve ser análisada, ele é capaz de aprender golpes como Draco Meteor e uma base stat de 100 em Atk e Sp.Atk com certeza é de grande ajuda. Na sua parte ofensiva os golpes de STAB (Ghost e Dragon) são os que mais devem ser temidos.  Deoxys-D:O Spiker oficial do Uber metagame. O próprio nome já acusa ele como sendo uma Wall (Deoxys-Defense), seu movepool ultrapassa o de qualquer outra Wall graças as suas multiplas formas possíveis. Ele pode usar Recover e recuperar metade de seu HP, deixar o adversário cair aos poucos com Toxic e até usar Taunt para impedir que o mesmo recupere o HP perdido. Enfim, suas opções de movepool são muitas.  Latias @Soul Dew:Diferente do seu irmão Latios, Latias é usada no aspecto Defensivo. Latias tem um HP base de 80, Defesa base de 90 e uma monstruosa Sp.Defesa base de 130 o que a torna mais uma Special Wall do que Physical. Não é só, a carta na manga de Latias é seu item Soul Dew que aumenta o Sp.Atk e Sp.Def em 50% fazendo com que ela se torne mortífera e capaz de contra-atacar Pokémon como Kyogre com Thunder ou Grass Knot. Como em muitos dos Psíquicos no Uber metagame, Latias é capaz de usar Recover que é essencial para uma Wall. Mas ela é facilmente derrotada por um Meteor Mash de um Metagross, que é um golpe físico. Ela é aconselhável como uma Special Wall e o que a diferencia de uma Blissey é sua capacidade de contra-atacar fortemente graças ao Soul Dew.  Dialga:Dialga possui um HP base de 100, Def. base de 120 e uma Sp.Def base de 100. Sua ability Pressure e uma das melhores combinações de tipo do jogo (Steel/Dragon) favorecem mais ainda seu lado Tank, mesmo não tendo um meio de recuperar o HP Dialga tem resistência a uma grande quantidade de tipos o que o torna uma opção de troca nas batalhas. Dialga também é uma ótima opção quando se trata de trocar e contr-atacar, com seus 120 de base Atk e 150 de base Sp.Atk ele derruba alguns Pokémon com um hit com um único Draco Meteor.  Groudon:Groudon é mais visto como um Pokémon ofensivo, mas também é usado como uma barreira física. Groudon é capaz de segurar golpes de Pokémon como Tyranitar e Metagross com uma boa quatidade de EVs em HP e Def. Ele precisa de 252 EVs em HP e 24 EVs em Def para sobreviver à um Outrage de um Rayquaza depois de um Dragon Dance e com Life Orb equipado; e então contra atacar com Stone Edge ou Counter.
  • Sweepers:
       Mewtwo:Mewtwo tem um Atk base de 110, Speed base de 130 e Sp.Atk base de 154, stats perfeitos e que o permitem atacar em ambos os lados defensivos. Ele é extremamente versátil, com uma enorme seleção de golpes físicos, especiais e de suporte. Ele pode acabar com times com Stallers usando Taunt, recuperar o dano recebido com Recover, aumentar seus já altos stats com Calm Mind e quando não houver opção Selfdestruct pode ser usado. Mewtwo é com certeza um Uber de alto nível.  Deoxys-A:Deoxys-Attack como o nome já diz serve para atacar, e somente atacar. Com seu Atk e Sp.Atk base em 180 e uma Speed de 150, ele é muito útil em Uber metagame por derrotar vários Pokémon que parecem ser impossíveis de ser derrotados. Ele também pode surpreender o oponente com Counter e Mirror Coat (aprendidos na forma de Deoxys-D) usados ao lado do item Focus Sash. Não ha counters para o Deoxys-A, isso porque suas Defesas são comparáveis às de um Pikachu, um Metagross com Bullet Punch pode fácilmente derrotá-lo mas corre o risco de levar um Counter se o Deoxys-A segurar um Focus Sash. Dugtrio pode prendê-lo e derrotá-lo com Sucker Punch, mas ser contra-atacado se o Deoxys-A tiver Substitute. O counter mais próximo do Deoxys-A é um Spiritomb, que "ri" de tudo que o Deoxys-A fizer (com exceção de um Life Orbed ou Choice Specs Thunder), fora isso, se o Deoxys-A fizer algo, o Spiritomb estará pronto para contra-atacar com Sucker Punch, se o Deoxys-A tentar trocar o próximo Pokémon correrá o risco de levar um Pursuit.  Rayquaza:Rayquaza tem 4x fraqueza à Ice, mas teve muita ajuda na 4ª Geração com a divisão de golpes físicos e especiais, e com Outrage que passa a ter um power de 120 (STAB). Rayquaza É o porque que todos carregam um Pokémon do tipo Steel no time. Um único Outrage depois de um Dragon Dance somado à uma Life Orb pode varrer muitos Ubers em campo. Rayquaza também tem algumas resistência que podem ajudar na hora dele entrar em campo, uma que se destaca é 4x com grass e sua imunidade a golpes do tipo Ground (em especial Earthquake). ele também pode usar Choice Scarf e ter uma Speed enorme, ou um Choice Band (nesse caso desista de por Dragon Dance, lógicamente) e Choice Specs para atacar com um power monstruose com Draco Meteor. Não se esqueça de sua Ability (Air Lock), que pode acabar com times baseados em clima e anular o Hydratation de um Manaphy. Rayquaza também pode usar Extremespeed para derrotar Pokémon velozes como por exemplo Deoxys-A.  Kyogre:Kyogre pode chegar a um Sp.Atk de 438 e ainda tem a ajuda de sua Ability Drizzle que aumenta seus golpes do tipo Water. Sua Speed (que não é tão alta) pode ser aumentada com Choice Scarf, e abusar de seu poder destrutivo com Water Spout, que com o boost da Rain + STAB chega a ter 337,5 de power. mas não acaba por aí, ele também pode usar Calm Mind (lógicamente sem o item Choice Scarf), e surpreender Blisseys com um poderoso Waterfall (2-hits KO). O titan das águas também pode usa Choice Specs e usar golpes mais poderosos ainda podendo até derrotar barreiras especiais como, já citada acima, Blissey.  Groudon:Groudon tem Swords Dance como golpe que da um boost no Atk. Nessa geração Groudon ganhou novos golpes que ajudaram muito seu movepool. Ele não precisa usar Hidden Power para derrotar Latias, desde que tenha Dragon Claw ou Shadow Claw. E não precisa ter medo de seu rival, Kyogre, devido ao Life Orb. Mas Groudon tem uma Sp.Def baixa e pode ser derrotado facilmente por um Lugia. Quando sem Swords Dance, Groudon pode ser Choice Bander para compensar o boost do Swords Dance, ou Choice Scarfer para aumentar sua Speed mediocre, ou simplesmente uma barreira física para para Tyranitar, Metagross e Rayquaza.  Giratina-O: Giratina Origin tem 150 HP base e 120 Atk/Sp.Atk base, além de poder usar Outrage. 150 HP base o tornam difícil de ser derrotado (embora não possa usar Leftovers) e seus stats de Atk garantem muita destruição no campo do adversário. Assim como a Another Form, Giratina-O é imune a golpes do tipo Fighting e Normal, o que o tornam um ótimo counter de Arceus Extremespeeder, além de ser resistênte contra Electric, Water, Grass, Poison e Bug. Seus golpes de STAB continuam sendo os mais temidos, ainda mais que para ter o Giratina na Origin Form é preciso ter equipado a Platinum Orb, que aumenta em 50% o poder dos golpes Ghost e Dragon desse Pokémon.  Ho-oh:Severamente ferido devido à existência de Stealth Rock, Ho-oh perde 50% de seu precioso HP. Porém, Sacred Fire não é nada ruim. Com 50% de chance de causar Burn ele pode facilmente destruir Sweepers como Rayquaza. Ho-oh também tem Punishment, que pode derrotar oponentes com o objetivo de aumentar stats (Como Latios com 2 Calm Minds), em muitas outras opções como Calm Mind, Shadow Ball, Flamethrower, Thunder e Hidden Power. Um Ho-oh com Choice Scarf pode derrotar seu adversário facilmente com Sacred Fire quando estiver com sunlight. Ele também pode causar um bom dano com Life Orb e seus 130 Atk base e 110 de Sp.Atk base. No caso de recuperar HP Ho-oh também aprende Roost, mas não é um bom Tank.  Palkia:Palkia torna-se realmente perigoso ao lado de Kyogre, que é capaz de invocar chuva permanente. Abaixo de chuva, Palkia tem um Sp.Atk base de 150 e usa golpes poderosos somados à um possível Life Orb / Choice Specs / Lustrous Orb. Palkia também não precisa ter medo de Blisseys, isso porque ele é capaz de aprender Aqua Tail, que da 2-hits KO se estiver debaixo de chuva. Ele também tem 4x resistência contra Water, sendo assim um bom Counter para Kyogre e uma possível opção de troca contra golpes Water, além de também poder entrar na frente de Grass Knot. Sua Speed base de 100 também permite passar muitos Ubers como Kyogre, Groudon, Rayquaza, Dialga, Giratina e Deoxys-D. Seu Atk base de 120 permite que ele ataque com golpes físicos como Dragon Claw, e ainda ter um Atk maior com a ajuda de Choice Band ou do move Bulk Up. Para terminar, Palkia também pode usar Choice Scarf para passar Ubers como Rayquaza depois de um Dragon Dance, que é capaz de derrotar todo o seu time.  Dialga:Tem a mesma ofensividade que o Palkia, mas deixa a desejar na Speed. As resistências de Dialga permite que você troque para ele sem muita preocupação, e seu lado ofensivo também é muito forte e com um ótimo movepool como Brick Break, Dragon Claw, Draco Meteor, Fire Blast/Flamethrower/Overheat, Thunder e Dragon Pulse, Dialga pode deixar seu oponente em pânico. Sua imunidade contra Poison também é outro ponto excelente, pois pode ser trocado contra um Blissey (que daria Toxic) e atacar com Brick Breack. Os únicos Counter para um Dialga Mixed são Arceus do tipo Fighting e Deoxys-D.  Darkrai:Ataque base 90, Speed base de 125, e um assustador Sp.Atk base de 135... parece um mewtwo menos forte, mais Darkrai pode fazer bem mais que isso. Algo realmente bom é que seu STAB em Dark permite que ele use Dark Pulse, um ótimo golpes em Uber metagame pois a grande maioria é do tipo Psychic. Assim como Mewtwo, Darkrai não tem absolutamente nenhum Pokémon Counter. Blissey tem medo de Focus Punch, outras grandes barreiras como Lugia têm medo de Dark Pulse. O único capaz de ter uma chance contra Darkrai é um Dialga, pois ele não recebe muito dano de Dark Void e pode usar algum golpe super-efetivo.   L@tios e L@tias:É claro que não podemos nos esquecer de citá-los, pois têm um boost muito bom graças ao seu item Soul Dew. Latios chega a ter um Sp.Atk base de 591 e Latias prefere trocar o poder destrutivo pelo Defensivo chegando também aos seus 591 em Sp.Def. Porém esse imenso stat destrutivo de Latios pode ser facilmente anulado por uma barreira especial como Blissey que pode usar Calm Mind ou Psych Up. Nessa geração essa dupla recebeu vários boosts de poder. Dragon Pulse veio para substituir Dragon Claw, Draco Meteor é e sempre será o golpe de destruição em massa, e Grass Knot pode ser usado contra Groundons e Tyranitars. Uma diferença notável entre Latios e Latias é que Latios por ser mais ofensivo aprende Dragon Dance, e Latias por ser mais defensiva aprende Wish. Latios então pode usar um golpe físico STABeado como Dragon Claw graças ao Dragon Dance. Mas caso prefira um lado especial a dupla também aprende golpes de suporte como Calm Mind e para recuperar HP ainda há Recover. Vale citar que Latias é uma poderosa Anti-Lead.  Manaphy:Manaphy é atualmente mais um Pokémon com stats 100. Podemos dizer que ele é Uber só por ser mais forte que Pokémon classificados como OU, porém não o subestime se tiver um Kyogre para ajudá-lo. Imagine um Kyogre em campo, ele invoca uma chuva permanente e então quando Manaphy entrar ele tirará proveito dessa chuva para sua Ability Hydration que anula qualquer mudança de status, dessa forma Manaphy se torna pergiso, podendo dar Rest a qualquer momento, recuperar o HP todo e já acordar no mesmo turno devido à chuva. Não é só isso, a chuva também aumenta o poder de seus golpes do tipo água, causando altas confusões ao seu oponente e fazendo ele ir à loucora! Porém o movepool do Manaphy só é limitado à Surf, Ice Beam, Energy Ball, Grass Knot e Tail Glow.  Shaymin-S:Shaymin Sky conta com a Ability Serene Grace, que dobra as chances de seus golpes terem algum efeito extra, isso ao lado de Seed Flare (120 power + STAB), Air Slash (75 power + STAB) e Earth Power (90 power) além de ter uma ótima coverage ainda causa grande estrago ao time adversário. Ele conta com 120 Sp.Atk base e 127 Speed base, o que permite que ele ultrapasse muitos Pokémon em Uber metagame. Kyogre Scarfer pode pegá-lo de surpresa com Ice Beam, mas Pokémon como Groudon recebe grande dano de Seed Flare.
  • Outros Ubers:
       Arceus: Com 120 de base em cada stat, mais uma tonelada de moves à sua escolha, Arceus é o melhor Pokémon sem dúvidas e pode ser usado de infinitas maneiras. Ele pode ter Recover, Will-o-Wisp, Roar e muitos outros golpes no seu lado defensivo, e vários golpes ofensivos os quais seria impossivel mencionar sem gastar uma boa quantidade de linhas. Ele pode usar Swords Dance para aumentar o Atk e Calm Mind para aumentar o Sp.Atk. Sem contar que ele tem a Ability Multitype, permitindo que ele adquira o tipo que quiser. Quer um Sweeper do tipo Normal? Arceus pode fazer isso facilmente. Que tal um Tank do tipo Poison? Arceus também é capaz de fazê-lo! Quando não estiver usando Multitype para trocar de tipo Arceus também pode dar um boost com Swords Dance e atacar com Extremespeed. É por essas e outras razões que Arceus seria um Pokémon ótimo para um Uber team.  Mew: Um Pokémon quase que impossível de se prever. Com 100 de base em cada stat Mew também é uma ótima escolha. Mewtwo é muito melhor que Mew, isso é fato, mas Mew aprende inúmeros golpe como Nasty Plot e Hypnosis, e pode até superar seu clone. Algo realmente útil é o fato de Mew poder aprender todos os TMs, em especial Nasty Plot e Swords Dance, e depois usar Baton Pass para qualquer outro Pokémon que possa aniquilar o time do oponente. Mew também pode usar Taunt e para o boost de um Tank como Lugia e quando não houver escolha usar Explosion! Mew pode aprender Tranform e copiar a estratégia do oponente, ou até usar Trick Room e acabar com estratégias baseadas em Speed. Se usado corretamente Mew pode fazer muito além disso.  Garchomp: É Garchomp oras, 102 base Speed, 130 base Attack. Ele tem imunidade a Electric e resistência a Rock, o que o torna uma boa opção de troca contra Choice Thunder ou até mesmo contra um Tyranitar. Sua grande Speed permite que ele ultrapasse qualquer 100- Speed base uber, incluindo Lugia, que recebe 2-hits KO de Choice Banded Stone Edge. Além disso, ele derrota Arceus em 2-hits KO com Outrage graças à ajuda recebida de Choice Band.  Deoxys-S: Deoxys-S pode ser um Counter muito eficiente, especialmente contra Deoxys-A. Deoxys-A pode não sobreviver à um golpe vindo de sua forma de Velocidade e pensar em trocar, nessa hora Deoxys-S pode usar Pursuit e derrubar sua forma ofensiva em um hit. Deoxys-S também é um bom Supporter com Stealth Rock, Light Screen e Reflect.  Wobbuffet: Impossível de se Countear. Shadow Tag prende o adversário e Wobbuffet ainda conta com Encore para forçá-lo a usar um único move, então é o basico de seu moveset: Counter / Mirror Coat.
  • Não Ubers no Uber metagame:
    •  Blissey: A maior barreira especial em standart também é opção no uber metagame! Com seus 255 base em HP e 135 Sp.Def base ela é uma ótima barreira especial, como em Uber metagame a quantidade de golpes Especiais é muita Blissey deve ser usada voltada somente para barrar golpes especiais, ou seja, Nature para Sp.Def e EVs em Sp.Def. O mínimo que Blissey precisa em Uber metagame são 100 stats em Def para que ela possa sobreviver à 2 Dragon Claw de um Giratina, isso é mais do que obrigatório. Outro fator importante é que o moveset usado em standart (Seismic Toss / Thunder Wave / Softboiled / Ice Beam) não é nem um pouco efetivo em Uber metagame. Muito usam golpes Especiais e na sua maioria movesets como:
      - Ice Beam - Thunder - Softboiled - Calm Mind / Psych Up.
Psych Up pode pegar o boost feito por outros Pokémon como Latios e Calm Mind já faz seu próprio boost. Outra opção é usar Toxic para poder arruinar algumas Walls em Uber metagame.

 Tyranitar:
Um Crunch STABeado vindo do Tyranitar é o fim certo para grande parte dos Ubers. Ele machuca Lugia e Giratina seriamente, as Walls príncipais de Uber metagame, e muitos outros psíquicos. Um Pursuit STABeado também leva muitos Pokémon do adversário e é o maior medo de Blissey, o mesmo em relação a Latios e Latias que se não fugirem também tem o risco de receber um Crunch STABeado. Sua Ability, Sandstream, além de aumentar a Sp.Def do Tyranitar em 50%, ainda poe um fim em uma diversidade de estratégias e ainda machuca alguns Pokémon em campo uma vez por turno, em destaque a 'imortal' Shedinja. Tyranitar também é sem dúvida outra boa escolha para o Uber metagame, mas mesmo assim é difícil de se ver um time baseado em sua habilidade de envocar Sandstorm.

 Metagross:
Metagross é muito valioso em Uber metagame, seu tipo Steel o torna imune à Toxic e em combinação com Choice Band ele pode levar seu adversário à loucura! Meteor Mash é seu golpe mais poderoso, mas não é sua única arma. Pursuit pode machucar Blissey seriamente e dar One-hit KO em Latio, Latias e Deoxys-A. Ele também conta com Bullet Punch para derrotar adversário com baixo HP e outra vez esmagar o Deoxys-A. Fora isso Metagross também conta com Explosion, que também é fatal para muitos Pokémon, a menos que seu adversário tenha um Ghost pronto para a troca. Outro fator ótimo em relação ao Metagross é que ele resiste à Outrage, fanzendo com que ele seja um ótimo Counter de Rayquaza. Sua resistência à Ice também pode ser aproveitada.

 Heatran:
Heatran é um terror debaixo de Sunlight. Assim como o Metagross ele é imune à Toxic. Heatran pode derrubar um Pokémon do tipo Dragon ao usar Dragon Pulse, e causar um estrago enorme com Overheat. Debaixo de Sunlight o Heatran @Choice Specs derrota qualquer Pokémon que não tenha resistência à Fire em One-hit KO (com exceção de Blissey). Um counter para Heatran seria o Kyogre, que pára com a Sunlight e ainda ataca com Water Spout, mas para isso existe Explosion.

 Heracross:
Heracross pode ser muito útil em Uber metagame para derrotar psíquicos com seu Megahorn STABeado. Ele também pode pegar Sleep causado pelo Darkrai e atacar com Sleep Talk + item Choice Scarf. Mesmo que todos os seus moves sejam barrados pelo Giratina ele ainda é uma boa partida para um time.

 Ninjask:
Assim como o Heracross, Ninjask também pune psíquicos com seu X-Scissors STABeado, mas além disso ela ainda tem acesso à Ability Speed Boost e a Swords Dance.

 Skarmory:
Skarmory resiste à Golpes do tipo Normal, é imune à Ground e ainda tem Whirlwind, o que o faz um excelente Counter de qualquer Arceus Swords Dancer que não tenha Overheat. É imune a Toxic de Blisseys e ainda lança Stealth Rock / Spikes no campo adversário, o que o torna um bom counter de Lugia e Metagross. Mesmo assim, sua Sp.Def é patética para Uber metagame, o que o impede de entrar na frente de qualquer move Especial. Toxic é uma boa escolha para seu moveset em Uber metagame.

 Forretress:
Forretress tem acesso a Spikes, Toxic Spikes e Stealth Rock. Toxic Spikes acaba com a abilidade defensiva de Blissey e Stealth Rock fazem um grande estrago em Ho-oh, Lugia e afins. Depois de Toxic Spikes em campo, seu adversário penssará duas vezes antes de fazer qualquer movimento caso não tenha um Rapid Spinner (já que não se vê tantos Pokémon Poison em Uber metagame). Giratina e Forretress no mesmo time têm um bom desempenho.

 Magnezone:
A evolução do Magneton está em Uber metagame com o mesmo motivo que estaria em standart: Barrar Steel types. Skarmory e Forretress seriam um problema sério para que você possa Sweepar, Magnezone com Hidden Power [Fire] e Thunderbolt STABeado pode dar um fim neles e ainda tem Explosion para pegar Blissey. Toxic também é opção contra barreiras Especiais.

 Dugtrio:
Com a existência de muitos Choice Specs e Choice Scarfers em Uber metagame Dugtrio está ai para fazer eles chorarem por não ter escapatória. Choice Kyogre ou Mewtwo com Thunder pensariam duas vezes antes de atacar, já que Dugtrio é imune à Electric e tem a Ability Arena Trap. Com Earthquake STABeado, e com a ajuda de Choice Band, Dugtrio pode dar 2-hits KO em Dialga e Blissey, e ainda tem Sucker Punch contra Deoxys-A (a menos que este tenha Substitute).

 Weavile:
A maioria dos Ubers têm fraqueza a seus golpes de STAB, e ele ainda tem Ice Shard para derrubar aquele Rayquaza ou Deoxys-A que esteja preparado para derrotar todo o seu time. Swords Dance não é opção em Uber metagame, mas Focus Sash ajuda, e muito.

 Shedinja:
Duas palavras: Wonder Guard. Kyogre pode ter feito 6 Calm Minds e um Substitute, mas não tem como atacá-la graças a sua Ability (a menos que tenha Toxic). Ela só é atingida por Dark, Fire, Flying, Ghost ou Rock. Muitos Ubers nem ao menos sonham em ter moves desses tipos, incluindo o anteriomente mencionado Kyogre, Latios, Latias, Palkia e alguns Mewtwos. Swords Dance + X-Scissors STABeado também é uma boa ajuda para o time, e juntamente com Sucker Punch. Spikes e Stealth Rock acabam com a Shedinja, Sandstream de Tyranitar também o faz.

 Scizor:
Scizor tem STAB em U-turn e X-Scissors, o que o permite dar One-hit KO na maioria dos Ubers sem a ajuda de Choice Band. Ele também tem sua Ability Technician para dar um boost a mais em Pursuit e pegar psíquicos que tentem fugir de seu golpe de STAB. Com 130 base power, ele pode derrotar facilmente um Darkrai, enquanto deixa um Deoxys-A indeciso quanto ao que fazer pois se trocar ele receberá Pursuit e será sua sentença de morte e se permanecer recebe um Quick Attack na cara.

 Bronzong:
Bronzong tem resistência a inúmeros tipos e defesas excelentes, o que o tornam um bom staller em Uber metagame. Levitate tira sua fraqueza contra Ground, fazendo com que ele seja um ótimo Counter de Groudon e Metagross e ele ainda tem Gyro Ball para causar um dano significativo a Uber com muita Speed. Sua resistência a Dragon e Ice o tornam uma ótima wall contra Latias, e vale destacar que Bronzong é imune a Toxic, podendo usar o mesmo move contra Walls como Lugia e Giratina. Quando estiver para ser derrotado Bronzong também pode usar Explosion.
 Jirachi:
Jirachi é uma ótima opção para receber golpes Dragon e Ice graças ao seu Steel Type e base 100, mas por outro lado também é fraco contra Ghost, Dark e Electric, que são muito usados em Uber metagame. Além de ter um lado ofensivo bom, Jirachi também é um ótimo suporte ao time, com seus moves Wish e Light Screen / Reflect. Caso pretenda atacar, Jirachi pode usar Thunder, que tem 60% de chace de paralisar graças ao Serene Grace, ou até Grass Knot com alguns boosts de Calm Mind. No lado físico ele tem Fire Punch, Ice Punch e U-turn, com destaque para Ice Punch, que pode destruir Rayquazas presos à um Outrage.
Abilities úteis:
  • Chlorophyll:
    Tangrowth, Exeggutor e Jumpluff são os Pokémon com Chlorophyll usados em Uber metagame, isso porque em conjunto com o Groudon eles têm sua Speed dobrada e então se tornam ótimos Counters do mesmo caso o adversário também tenha um. Tangrowth e Exeggutor têm Grass Knot para derrubar Groundon facilmente e causar muito dano em Kyogre. Já Jumpluff pode usar Sleep Powder antes do que qualquer outro Pokémon graças a 110 Speed base + boost de Chlorophyll, e aidna tem Encore para prender alguns Ubers em Earthquake e moves como Calm Mind. Shiftry também é opção por ter Sleep Powder e ainda poder usar Dark Pulse para conutear Giratina, Latios e Latias, mas conta com menos Def e Sp.Def que Exeggutor.
  • Swift Swim:
    A Ability Swift Swim conta com o boost na Speed causado pela chuva que Kyogre cria ao entrar em campo, Kingdra, Ludicolo e Floatzel são as melhores opções para isso. Ludicolo tem Grass Knot para atingir Pokémon pesados como Kyogre, Palkia e Groudon e ainda conta com Ice Beam para pegar Rayquaza. Kingdra funciona da mesma forma que um Palkia e graças ao boost de Swift Swim pode Sweepar muito bem com a ajuda de Choice Specs, mas é parada facilmente por uma Blissey. Já Floatzel é um atacante físico, o que assuta muito Ubers já que a sua grande maioria está focada para a Sp.Defesa. Swift Swimmers são mais usados pelo fato de Kyogre ser mais usado que Groudon em Uber metagame.
A estratégia em Uber metagame:
Lutar em Uber metagame é totalmente diferente do que lutar em standart, certas estratégias que seriam perfeitas em standart são praticamente inúteis em Uber e vice-versa.
O Lead:
Como em qualquer metagame, o Lead pode mudar o rumo da partida, e em Uber metagame eles são baseados em Leads de ataque, anti-leads, Leads climáticos e Walls.

Em Uber metagame é sempre bom ter um Lead que cause muito dano no adversário, por exemplo um Choice Specs Mewtwo, mas que com um choice item teria direito a usar somente um golpe e apenas ele enquanto permanecer em campo.

Como Anti-Lead Dialga e Latias são exemplos mais clássicos, pois podem derrubar Kyogre e Palkia. Kyogre é muito usado como Lead pois invoca Rain e ainda é usado com o propósito atacar o adversário, já Palkia pode causar muito dano com a ajuda de um suporte. Dialga também tem Trick Room para dar suporte a outras estratégias envolvendo Uber metagame.

Como Leads climáticos os únicos que se destacam são Kyogre e Groudon. Já Tyranitar, Hippowdon e Abomasnow não chegam a ser usados, isso porque Tyranitar estaria perdido se estivesse como Lead e desse de cara um com Kyogre Lead e os outros dois (Hippowdon e Abomasnow) nem ao menos tem capacidade de competir em Uber metagame. Um Lead climático pode muitas vezes dar um suporte enorme ao time e aumentar o seu potencial ofensivo, Rain para Pokémon como Manaphy e Palkia, e Sun para Heatran e Tangrowth. Vale citar que Kyogre é o Lead climático mais utilizado.

Fora isso também há a opção de usar uma Wall como Lead, pois têm muita capacidade de receber golpes e então têm liberdade para colocar sua estratégia em prática. Mas por outro lado Walls são muito previsíveis e então seu adversário pode tomar vantagem disso e fazer alguns boosts ou até mesmo countear sua barreira que estiver em campo. Giratina é um exemplo clássico disso, mas que é difícil de ser counterada por ter alta capacidade ofensiva.

Sp.Attack:Em standart é possível ver uma grande quantidade de golpes físicos em batalhas, já em Uber isso muda. As batalhas em Uber metagame são baseadas em Golpes especiais na sua maioria, Pokémon com alto Sp.Atk e Sp.Def se dão muito bem nesse metagame. Já aqueles que usam golpes físicos tendem a ter pouca Sp.Def, tornando-se um alvo fácil para os atacantes físicos. Avaliando mais por cima, grande parte dos Uber é vítima de golpes físicos.

Super-Efective!
Em standart sempre se procura atacar com golpes poderosos e de STAB, para sempre ter um dano maior, mas em Uber essa estratégia não tem muito efeito sobre os adversários. Em Uber metagame procura-se sempre usar um golpe Super-Efetivo no adversário para causar o maior dano possível nele, golpes de STAB são raramente usados. Tomemos como exemplo um Mewtwo, que causa mais estrago com Ice Beam do que com Psychic, pois a maioria dos Uber são Dragon ou Flying e os únicos que não recebem dano super-efetivo de Ice Beam são Ho-oh, Kyogre e Palkia.
Os golpes de maior estrago em Uber são Dragon, Ice e Dark. Mas nunca se verá um Pokémon com golpes Dragon e Ice no mesmo moveset, pois dessa forma ele teria uma imenssa desvantagem contra um Steel type, e é nessas horas que o STAB teria algum valor em Uber metagame.

Stat Rule:Em Uber aumentar um stat alguns níveis não é como em standart, e depois apenas usar um golpe como Haze para anular tudo. Em Uber, um stats com alguns boosts pode facilmente passar a casa do milhar e então como fazer para pará-lo? Todo Uber tem um counter sólido para derrotá-lo (como por exemplo Giratina, que acaba com o potêncial físico de Groudon com Wiil-O-Wisp), mas o mais importante é impedir que seu adversário aumente seus stats e derrotar o Pokémon antes que ele chegue a um ponto que seja impossível de pará-lo.

A opção de Trick Room:Nesse metagame os Uber geralmente recebem o máximo de Efforts para que sejam capazes de passar outros Uber em velocidade, um exemplo disso é uma Lugia com Speed EVs para que seja capaz de ultrapassar um Groudon, e Latios treinado para passar Palkia em velocidade. Trick Room muda isso e faz com que todo esse treino de EVs tenha sido por água abaixo e durante 5 turnos os Pokémon com baixa Speed dominariam a partida.
Usar um Trick Roomer no time é opção do jogador que irá batalhar, o Pokémon que irá usar o move deve ser um que não cai em One-hit KO, como por exemplo Dialga, e os Pokémon beneficiados devem ter grande capacidade destrutiva mas baixa Speed, como por exemplo Groudon.

Predict:Predict é, e sempre será, a chave para a vitória. Saber qual Pokémon colocar em campo num determinado momento da batalha é o mínimo que se deve fazer para chegar à vitória, e em Uber metagame os golpes são de alto dano, por isso trocar para um Pokémon capaz de barras um determinado ataque ou até mesmo resisitir e então Countear com segurança é essencial. Seguem alguns exemplos:

- Seu adversário ataca com um Choice Specs Dialga e você troca para uma Blissey (barreira especial), então seu adversário aproveita a oportunidade para jogar um Metagross, o que seria a morte certa para ela. Você tira a Blissey e troca para um Palkia, que resiste a um possível Earthquake ou Meteor Mash do Metagross e ainda pode esmagá-lo com um único Surf.
Mas agora vamos imaginar que os dois jogadores são inteligentes e estão jogando para vencer:
- Levando em consideração que seu adversário sabe que você tem um Palkia. Seu adversário ataca com Dragon Pulse de um Choice Specs Dialga, e você troca para Blissey que não receberá muito dano do golpe. Então seu adversário coloca o Metagross em campo e sua Blissey faz um movimento qualquer, Calm Mind por exemplo. Com um bom predict, e sabendo que você poderá jogar um Palkia, seu adversário ao invés de atacar com o Metagross volta para o Dialga, e você troca para Palkia.
Nessa ocasião você ficaria em desvantagem, pois se permanecer em campo pode receber um Dragon Pulse do Dialga, o que significaria o fim para o Palkia; mas se você quiser trocar para a Blissey seu adversário ao invés de atacar também pode prever esse movimento e colocar um atacante físico em campo, o que te coloca em uma situação de risco e na dúvida de qual movimento fazer.

Construindo seu time:
Depois de ver quais Pokémon são melhores que outros e como funcionam basicamente as estratégias em Uber metagame é hora de pensar no seu time, analise todas as situações possíveis e tente imaginar qual seriam os 6 Pokémon a serem usados nele. Não deixe de checar se ele contém alguns Pokémon essenciais, como por exemplo uma barreira especial.
Depois de ter seu time em mente, cheque se ele se encaixa nos itens abaixo, os itens em negrito são indispensáveis:
 Tem uma Barreira Especial?
 Tem uma Barreira Física?
 Tem um Sweeper Especial?
 Tem um Sweeper Físico?

 Tem um Spinner?
 Tem um Pokémon climático? (Groudon, Kyogre e Tyranitar)
 Tem um Spiker/Stealth Rocker?
 Tem um Sleep Talker?
 Tem opções de troca para resistir aos golpes usados em Uber?
(Dragon, Ice, Electric, Psychic, Dark, Ghost, Bug, Fighting, Ground, Water, Fire, Steel e Rock)

Exemplo de time:
~ Latias (barreira especial / sweeper especial)
~ Blissey (barreira especial)
~ Arceus Fighting (counter de darkrai e tyranitar)
~ Metagross (sweeper físico / resistente à Dragon e Ice)
~ Kyogre (sweeper especial / pokémon climático / revenge killer)
~ Giratina (barreira física)
Lista de Counters:
  • Mewtwo
    Giratina e Kyogre param o Mewtwo físico, e Kyogre também para o Mewtwo que possui apenas Ice Beam. Mewtwo especial é parado pela Blissey, e sua versão com Taunt fica arruinada se ficar paralisada por um Thunder de Blissey.
  • Mew
    Nada countereia ele completamente pois seu movepool é enorme. Giratina pode receber Sleep e Kyogre pode usar Water Spout.
  • Wobbuffet
    Como você não pode trocar não há como Countear, basicamente falando, é impossível countear Wobbuffet completamente.
  • Lugia
    Metagross acaba com Lugia Calm Minder e Giratina torna a Lugia que usa Toxic inútil. Blissey ri de qualquer movimento dela.
  • Ho-oh
    Ho-oh é completamente barrado por Kyogre e Giratina.
  • Latios & Latias
    Blissey pode vir e receber algum dano de seus golpes, Metagross pode detruí-los com Meteor Mash ou Pursuit.
  • Kyogre
    Blissey e Latias. Latias resiste a golpes especiais graças ao boost de Soul Dew e assim como Blissey pode atacar com Thunder. Giratina pode ser usada para barrar a versão física de Kyogre, Kyogre Mixed é derrotado por Latias.
  • Groudon
    Giratina deixa ele queimado com Will-O-Wisp e concequentemente com um Atk inferior, Arceus derrota Groudon que não possua Life Orb.
  • Rayquaza
    Metagross resiste a Outrage e ainda ataca com Choice Banded Meteor Mash, ou até o derruba com um Explosion dependendo da ocasião. Fora isso não há muitos outros Counters, isso porque Rayquaza é extremamente poderoso e difícil de Countear.
  • Deoxys-A
    Metagross e Latias. Giratina também pode ser um counter caso o Deoxys-A não possua Ice Beam.
  • Deoxys-D
    Metagross barra a versão com Toxic/Taunt/Agility. Arceus é imune a Knock Off (efeito extra da Ability Multitype) e pode dar alguns boosts enquanto o Deoxys-D estiver em campo.
  • Palkia
    Latias o ultrapassa em velocidade e pode destruí-lo facilmente, podendo até aguentar um Spacial Rend do Palkia. Palkia não tem Counter reais e Latias é o mais próximo que se pode chegar disso.
  • Dialga
    Arceus pode atacá-lo com Judgment do tipo Fighting, e Blissey se encarrega de para qualquer versão Sp.Sweeper dele.
  • Giratina
    Giratina já é mais difícil de se Countear, depende basicamente de seu moveset. Versões físicas dele podem ser counteradas por um Metagross, mas ele também pode receber um Will-O-Wisp e ficar impossibilitado de atacar, um outro Giratina que possua Will-O-Wisp/Rest//Sleep Talk/Dragon Claw pode Countear também. Latias também da uma pequena ajuda.
  • Darkrai
    Se usar de bom predict, Giratina pode absorver Sleep causada pelo Darkrai, Arceus também pode derrubá-lo com Judgement do tipo Fighting.
  • Manaphy
    Blissey, Latias e Kyogre param ele com Thunder.
  • Arceus
    Normal Form: Parado por Giratina e Arceus Fighting
    Physical Sweeper: Parado por Giratina
    Versões sem Extremespeed: Parado por Kyogre com Water Spout
    Outras formas: Podem ser paradas por Blissey e Latias.
  • Tyranitar
    Arceus Fighting o derrota com Judgment, e Kyogre pode entrar em colocar Rain no lugar de Sandstorm.
  • Metagross
    Giratina tem Will-o-Wisp, Kyogre tem golpes Water com o boost de Rain, e Arceus Fighting.
  • Blissey
    Metagross pode usar Meteor Mash nela.
  • Heatran
    Kyogre acaba com seus golpes principais ao entrar em campo e colocar Rain, Giratina também funciona bem contra ele.
  • Weavile
    Metagross não recebe muito dano de seus golpes e tem Meteor Mash / Bullet Punch.
  • Skarmory
    Arceus, Blissey, Kyogre e Latias podem derrotá-lo facilmente com seus golpes especiais.
  • Forretress
    Giratina pode entrar na frente de um Explosion, Arceus tem Judgment, e Kyogre acaba com ele com Water moves graças ao boost de Rain.
  • Magnezone
    Blissey e Latias podem parar qualquer golpes especial do Magnezone, Arceus dá One-hit KO com um golpe Super-Efetivo. Giratina também pode entrar na frente de Explosion.
  • Ninjask
    Nada countereia Ninjask, mas ela não consegue dar pass de stats que não sejam os de Speed caso você a ataque repetidamente.
  • Heracross
    Giratina é a melhor opção e ainda pode atacá-lo com Dragon Claw.
  • Shedinja
    Metagross tem Pursuit para derrotá-la. Arceus pode usar Toxic e Giratina tem Will-O-Wisp.
  • Jirachi
    Metagross pode usar Earthquake nele. Blissey também pode dar paralyze com Thunder e demorar uma eternidade em uma luta contra ele, mas vence no final depois de um critical-hit.
  • Bronzong
    Giratina pode entrar na frente de Hypnosis. Kyogre tem Water Spouts para derrotá-lo e Blissey barra ele. Metagross é imune a Toxic e tem Meteor Mash para dar 3~4 hits KO no Bronzong, mesmo que demore.
  • Chlorophyllers
    Todos podem ser parados pela combinação de Blissey, Metagross, Giratina e Latias. Kyogre acaba com a graça deles ao entrar e trocar a Sunlight por Rain.
  • Swift Swimmers
    Ludicolo e Kingdra são barrados por Blissey e Latias. Floatzel é mais difícil de se parar, mas caso não tenha Taunt pode ser barrado por Giratina.