Time Sunny Day


Como montar um time de Sunny Day
Introdução:Times de Sunny Day são menos comuns no standart pelo simples fato de não haverem Pokémon para invocar o clima permanentemente, ao contrário de Tyranitar e em Sandstorm Teams e Abomasnow Hail Teams. Contudo Sunny Day o proporciona combinações diferentes e uma dinâmica maior a seu time, o que até compensa a elaboração de um time desses.
Abilities:
  • Chlorophyll
    Dobra a Speed do Pokémon durante Sunny Day.

    - Além de Solar Beam não precisar carregar em Sunny Day, os Pokémon com essa Ability tem sua Speed dobrada, o que os torna verdadeiras dores de cabeça para qualquer um. Alguns também são ótimos para por Sunny Day em campo, como Bellosson e Jumpluff.
  • Leaf Guard
    Cura todos os status negativos enquanto Sunny Day estiver em campo.

    - Pode ser muito útil ficar protegido de status negativos, mas a lista de Pokémon que possuem essa Ability é limitada, sendo também que há há estratégias melhores para eles.
  • Solar Power
    O Pokémon perde 1/8 do HP a cada turno, mas seu Sp.Atk aumenta em 50%.

    - Uma Ability muito interessante, porém também possue uma lista limitada de Pokémon, sendo que estes possuem uma Speed inferior à grande maioria. Mais vistos em UU.
  • Flower Gift
    Quando Sunny Day está ativo em campo, o seu possuidor recebe 50% a mais em Atk e Sp.Def.

    - Ability em que só um Pokémon aprende, Cherrim. No entando, seu movepool não o permite ser de grande ajuda, fazendo com que ele continue em UU metagame.
Lead:
O Lead é a parte mais importante do time, com ele você abre o jogo e a base para a entrada de outros Pokémon. Uma dica importante para times de clima é tentar manter o Lead, principalmente pelo fator de ser um dos Pokémon do seu time que poe Sunny Day em campo.
    Leads OU:
    BronzongBrozong dá um ótimo Lead para qualquer time, inclusive para Sunny Day. Ele consegue por com segurança Sunny Day em campo graças a seus stats Defensivos e resistências, deixando muitos outros Leads para trás, além de ser um grande support de Stealth Rock. Roserade Roserade se beneficia muito de Sunny Day, sendo um grande Lead também. Além de Solar Beam não precisar carregar, Weather Ball se torna tipo Fire, acabando com o perigo de Steel types. Ela também aprende ótimos moves support como Spikes e Toxic Spikes, além de possuir a grande ajuda de Sleep Powder. InfernapeInfernape já se mostrou um grande Lead com Stealth Rock, agora, por que não usa-lo com Sunny Day? Outra coisa importante é o fato dele assustar Tyranitar, o que torna seu trabalho mais fácil.
    Leads UU:
    JumpluffJumpluff tem uma Speed absurda para UU e combinado com a vasta gama de moves support que aprende o torna um grande Lead, o que não é diferente com Sunny Day. Butterfree Butterfree garante 98% de accuracy para Sleep Powder e uma Speed média para UU, o que a torna uma grande opção também, principalmente por aprender Sunny Day. PersianÉ mais um Lead como os anteriores, que se aproveita de uma alta Speed e um move com efeito de Sleep, Hypnosis no caso, para usar Sunny Day em campo e depois dar vez ao resto do time.

Sweepers:
São aqueles que causam o real dano ao time adversário, utilizando sempre a ajuda de Sunny Day, mas podendo também se mover sem a sua presença ao até mesmo colocá-lo novamente em campo.

Exemplos em OU:
 Tangrowth:
Tangrowth é um ótimo candidato para Sunny Day Teams, afinal Chlorophyll dobra sua Speed e suas base stats de Atk e Sp.Atk não são brincadeira (100 e 110 respectivamente). O grande problema é o uso de Sunny Day nele, o que pode ser feito com a ajuda de um Pokémon Supporter sem que prejudique o moveset do Tangrowth.
Typhlosion:
Definitivamente um Pokémon que se aproveita de Sunny Day, principalmente pelo seu move de destruição em massa, Eruption. Isso se deve ao grande power que esse move ganha ao receber STAB e Boost de Sunny Day, fazendo de Typhlosion um grande Choice Scarf ou Choice Specs. Infelizmente, Stealth Rock tira 25% de seu HP, por isso é bom ter um support de Rapid Spin.
Entei:
É um dos poucos Fire types que tem acesso a Solar Beam e Calm Mind, fazendo dele uma ótima escolha para por Sunny Day em campo também.
Heatran:
Heatran também tem acesso a Solar Beam e um grande Sp.Atk, é mais um ótimo Pokémon que se aproveita ao maximo do clima, principalmente com um Choice Item.
Infernape:
Infernape, além de dar um ótimo Lead, também dá um ótimo sweeper para seu time, principalmente por abater Blisseys, que podem dar um grande trabalho ao seu time. Ele também pode usar Choice Item e seus Fires move ficam muito mais perigosos embaixo de Sunny Day. É um Pokémon ótimo para se ter no time.
Magmortar:
É igual a Infernape, pode ser jogado de ambos os lados, especial e fisico. Tem acesso a Solar Beam, Cross Chop, Thunderbolt e outros moves úteis, que o torna bem sólido em Sunny Day.
Houndoom:
Não muito diferente dos outros. Possui Solar Beam, uma grande base de Sp.atk e é mais um que sabe abusar de Choice Item, ou até mesmo de Nasty Plot, e com o boost de Sunny Day é claro.

Exemplos em UU
Bellossom:
É um Sweeper Sunny Day padrão, não o melhor, mas pode causar grandes dores de cabeça por causa de sua Ability Chlorophyll.
Sunflora:
Tem uma base de Sp.Atk assustadora e com Solar Power seu Sp.Atk aumenta 50%, fazendo de Sunflora uma poderosa arma ao lado de Choice Specs.
Tropius:
Possui duas Abilitys ótimas para Sunny Day, Chlorophyll e Solar Power. É também um dos Pokémon que pode usar Golpes físicos em Sunny Day, o que não ocorre com grande freqüência, graças a Swords Dance. Ele também é um ótimo usuário de Choice Specs, em qualquer uma de suas Abilitys.
Shiftry:
Shiftry é um Pokémon sólido para se ter em times de Sunny Day UU, pois é do tipo Dark, e por sua vez ele não é barrado fácil por Grumping e Hypno. Outra vantagem é ele poder usar movesets mixed.
Vileplume:
Por ser do tipo Poison, Vileplume é a melhor opção para resistir a moves Fighting, além de possuir outros moves de support como Sleep Powder e se tornar bem chato com Substitute. Ele também Sweepa bem.
Rapidash:
Rapidash é o único Pokémon Fire que aprende Megahorn, o que faz com que ela não seja barrada por Hypno, Grumping e Claydoll em UU.
Flareon:
Em Platinum ele ganhou Superpower, o que agora permite dar cabo de Clebable. Ele também pode ter acesso a um moveset mixed, o único ponto fraco é a ausência de Solar Beam, por isso Hidden Power [Grass] é quase obrigatório contra Bulky Waters.
Ninetales:
Tem acesso a Nasty Plot, o que causa um grande estrago ao lado de STAB + Boost de Sunny Day, além do uso de Solar Beam e do notório Hypnosis.
Castform:
Uma opção exclusiva de UU por seus stats não permitirem ser usado em metagames superiores. Em Sunny Day Weather Ball se torna letal, sendo um grande aproveitador de Choice Specs. Castform também pode por Sunny Day em campo.

Supports:São aqueles que ajudam o time de alguma maneira.
Exemplos em OU:
Celebi: 
Celebi é um dos melhores supporters para Sunny Day Team por dar uma alta proteção contra Bulky Waters, como Suicune, Vaporeon e Swampert. Além de tudo isso, Celebi tem boas defesas e um vasto movepool support, que vai desde Stealth Rock a Thunder Wave, o que o torna o mais indicado para o time.
Cresselia: 
É uma ótima supporter, assim como Celebi. Possue grandes moves também, como as barreiras protetoras e Thunder Wave. Mas o uso de Cresselia também é para se proteger de Dragon types, que atrapalham seu time, especialmente Salamence, Dragonite e Garchomp.
Dugtrio: 
Uso exclusivo para nocautear Tyranitar. Infernape também serve para o mesmo objetivo, mas não é certo, ele pode trocar e estragar seu jogo depois, Dugtrio não o deixa fugir.
Rhyperior: 
Rhyperior é um ótimo Support de Stealth Rock, e acredite se quiser, de Sunny Day. Com Solid Rock sua fraqueza a Water diminui consideravelmente, e com Sunny Day os golpes Water também ficam enfraquecidos, dando uma resistência maior para esse Pokémon.
Donphan: 
Como dito acima, Sunny Day abaixa o dano de moves Water, o que não deixa de ser ótimo para Donphan. Rapid Spin é essencial em um time que teme Stealth Rock, e Donphan está aqui para isso.

Exemplos em UU
Leafeon: 
Lefeon é o Celebi em UU. Está aqui par ate proteger contra Bulky Waters
Camerupt:
Camerupt dá um ótimo support graças a seu tipo. Por ser do tipo Ground ele é imune a golpes do tipo Electric (em especial Thunder Wave), e sendo do tipo Fire ele é imune a Will-O-Wisp, isso aliado a uma ótima ability e golpes de support como Stealth Rock e Yawn.
Shuckle: 
Shuckle é o Pokémon mais chato da história. Possui grandes defesas, as maiores do jogo, e ótimos moves support, sem falar annoying. Ele também possue Sunny Day, é claro, o que pode ser um Pokémon e tanto para seu time.
Hitmontop:
Hitmontop irá eliminar Pokémon como Lapras, Mantine e Clefable, que seriam grandes problemas. Além de ser um dos melhores Rapid Spinners em UU.
Sandslash:
Não tem o poder de eliminar o que Hitmontop pode, mas mesmo assim ele ainda é um ótimo support, tem Stealth Rock e aprende Sunny Day.

Ubers:Em Uber, a estrutura do time muda completamente pela Ability de Groudon invocar Sunny Day. Não existem supports de Sunny Day, os Pokémon para se precaver mudam muito. Exemplos disso são Kyogre e Rayquaza. Kyogre tira o clima Sunny Day e troca para Rain Dance, Rayquaza não troca de clima, mas o cancela com sua respectiva Ability.
Para ter um time efetivo você deve precisar de:
- Pokémon que tirem Stealth Rock e que também ponham em campo.
- Pokémon para abusar do clima
- Pokémon para combater pragas como Kyogre.
O Lead deve ser bem rápido, para não dar chance para o oponente por Stealth Rock em seu campo. Deoxys-S e Darkrai Scarf são os mais recomendados para o trabalho. Deoxys-S não da chances para o oponente reagir com Taunt e Darkrai Scarf possue Dark Void.
O próximo passo é sobre Groudon, o pilar do seu time. O moveset ParaDancer, Choice Band, ou até mesmo o Support, que já seria seu Pokémon para lançar Stealth Rock.
Sobre os Pokémon que abusaram do clima. Ho-oh é obviamente uma das melhores escolhas. Sacred Fire STABiado com bônus de Sunny Day e 50% de causar Burn. Palkia é outro grande Pokémon, possui Fire Blast e garante grande coverage ao time. Thunder pega Kyogre e Outrage contra-ataca Blisseys.
Os outros Pokémon serão alguns dos já citados deste tutorial. Recomendações boas são: Shiftry, que por possuir STAB de Dark, ajudará muito na acobertagem em Uber. Exeggutor com nature Spd e só 204 EVs em Spd pode passar Deoxys-A, se tornando um grande Sweeper. Tangrowth tem um grande movepool ofensivo, maior dos três apresentados, e representa o lado físico, possuindo também Swords Dance. Não se esqueça de eleger outros Ubers para sweeping.

Predadores:
O maior cuidado que você deve ter é contra Pokémon que alteram o clima. Tyranitar, Hippodown e Abomasnow são esses Pokémon. Lembre-se que no Standart Groudon não entra, por isso você tem que se submeter ao uso de Sunny Day Supporters, sendo assim Pokémon que ativam climas ficarem predominantes.
Outros perigos são Bulky Waters e Blissey. Bulky Waters resistem bem a qualquer ataque de fogo, por isso ter algo para barra-los é essencial. Blissey já é diferente, nem Solar Beam ou Grass Knot te ajudarão, por isso movesets mixeds como os de Infernape e Magmortar são importantes.
Em UU, Grupimg e Hypno são grandes ameaças, por serem as barreiras especiais em UU, por isso ter um físico em mãos é sempre bom. Também existe Cefable, que é muito irritante. Golduck também pode anular o clima.
Em Uber, como já dito, Kyogre e Rayquaza são os maiores problemas. Kyogre tira seu clima, mesmo você podendo fazer o mesmo, ficará numa desvantagem enorme. Rayquaza anula seu clima, assim como Golduck faz em UU.
De resto, Stealth Rock é de longe o que mais afeta seu time, por isso um Rapid Spinner é essencial.

Fazendo sua escolha:
Como foi possível ver, existem vários Pokémon com características diferentes, ataques diferentes etc, e todos eles são uma boa escolha. Nunca tente fazer um time SÓ com Pokémon que se aproveitem de Sunny Day, pegue sempre um que derrote o(s) maior(es) Counter(s) do seu time, ou que seja auxiliado por ele. Lembre-se que foram mostrados o que é a base de um Sunny Team e foram dados apenas alguns exemplos, mas existem diferentes combinações possíveis para um time, explore esse lado e boa sorte nas lutas!