Valores de Effort nas Defesas


- Créditos à smogon.com pela excelente calculadora, feita pelo X-Act.
- É necessário ter Java instalado para que a calculadora funcione corretamente.

- Tradução das instruções:
No lado esquerdo você deve colocar o HP base, a Defesa base, e a Sp.Defesa base do seu Pokémon, junto com aquantidade de EVs que você tem disponível para usar. Você também pode colocar os IVs de HPDef e Sp.Def, junto com o Level do Pokémon. Se o Pokémon tiver a Ability Intimidate ou Marvel Scale, clique na checkbox separada ao lado direito, o mesmo deve ser feito se ele for segurar o item Soul Dew (Latios e Latias) ou Metal Powder (Ditto), no caso deDeepseascale (Clampearl) você também pode clicar no campo de Soul Dew pois ambos têm o mesmo stat para aumentar.
Se o Pokémon já tiver uma Nature escolhida coloque-a, caso não tenha a calculadora automaticamente escolherá a melhor Nature para o seu Pokémon (no caso defensivo).
Na barra rolante da calculadora você mostra que stats se preocupa mais em aumentar, por exemplo: se quiser aumentar mais a sua Def mova a barra rolante para o lado esquerdo, e vice versa. Em Def/Sp.Def modifiers você pode adicionar modificações que seus stats podem sofrer na batalha, por exemplo: -1 em Sp.Def depois de ser atacado por Shadow Ball
Clique em Find EVs para encontrar a melhor combinação de EVs de acordo com os dados que você colocou.