Times Standart

Como montar um time standart
Esse guia foi feito para aqueles que têm problemas na hora de montar um time efetivo.

1- Mas criar um time? Quem não sabe fazer isso?
Bom, criar um time não é simplesmente colocar a quantidade de Pokémon que você quer no time, escolher os golpes, itens, m e partir pra cima. Para começar, você tem que escolher os Pokémon. Tente sempre surpreender os inimigos, nunca venha com um Pokémon “clichê”, como por exemplo, um Metagross com Meteor Mash, Earthquake, Agility e Explosion. 80% das pessoas usam um igual, quando o inimigo ver vai pensar nisso, e com certeza terá um counter para ele.
2- Abilities:
Ability é uma habilidade que cada Pokémon possui, ele não aprende isso, e sim vem com ela. Há Pokémon que possuem duas abilities possíveis mas só poderá usar uma delas. Não pense que isso não fará diferença numa batalha, pelo contrário, é uma das prioridades ao se escolher um Pokémon para se encaixar no time. Por exemplo, um Water Absorb de seu Lapras pode desestruturar totalmente muitos Pokémon do inimigo, quando ele usar Surf, como disse acima se você já prever isso e retornar para o seu Pokémon com Water Absob, desestrutura o inimigo, ele não sabe o que fazer. Existem muitos tipos de Abilities, por isso cheque cada uma e cada Pokémon portador. [Abilitydex]

---------------------------------------------------------------------------
3- Classes de Pokémon:
Os Pokémon de um time são classificados em classes de acordo com a papel que desempenham, temos basicamente três classes principais:
3.1-SweeperSweepers são aqueles Pokémon que têm como função atacar e causar o maior estrago possível no time adversário. Então, são aqueles que se equipam com um Choice Band, Life Orb, Wise Glasses etc.
Aqui temos um exemplo de um Sweeper de Sp.Atk:

Alakazam - @Choice Specs
- Psychic
- Shadow Ball
- Focus Blast
- Trick/Energy Ball

Esse é um exemplo básico de um Alakazam, em que ele consiste em aniquilar os inimigos com seus ataques, e por ter grande Sp.Atk e Speed fica muito bom.
Um outro exemplo, só que de Atk:

Rhyperior - @Quick Claw
- Avalanche
- Earthquake
- Stone Edge
- Megahorn

Um Rhyperior pode causar um estrago enorme. Sim, ele pode até cair num Surf, Ice beam ou Energy ball, mas com sua grande quantidade de HP, Defesa, e sua ability Solid Rock, é possível aguentar um Waterfall de um Gyarados Adamant.
Esses foram alguns exemplos, mas existem muitas possibilidades de Pokémon. São recomendados dois desses no mínimo em um time, um de Sp.Atk e outro de Atk, ou se preferir Mixed, para que times formados de Skarmory + Blissey naõ tenham como se apoiar e caiam facilmente.


3.2 - Status Boosters & Baton Passers:
Esses são os que entram em campo, e já começam a se cursar, usar Dragon Dances, Sword Dance e outros golpes para se auto buffar, ou até mesmo usar um Baton Pass para aquele Pokémon lento, que vem com os boosts do Baton Pass e se tornam muito fortes com isso. O Pokémon mais comum pra fazer isso é a Ninjask, em D/P vemos várias formas de contra-atacar estratégias assim, mas elas não deixam de ser um problema.

Ninjask - @Leftovers
- Sword Dance
- Substitute
- Protect
- Baton Pass

Sim, essa é a típica Ninjask de passar Agility, e de vez em quando Swords Dance. Ou seja, usa Baton Pass para um Metagross (por exemplo) e então praticamente você domina a partida. Existem muitos Pokémon assim, como Jolteons para passar substitute, entre outros.


3.3 - Phazers:Existem Pokémon que podem fazer esses status boosters se irritarem seriamente. Recomendo dois por time no máximo, ou caso não queira, nenhum. Entre eles estão os:

~ Hazers: Pokémon que têm como golpe especial o Haze, que anula qualquer troca de stat que foi realizada na arena, não importa se o adversário deu três Sword Dances ou seis Calm Minds, o efeito simplesmente acaba. Alguns Pokémon rápidos como Crobat e Gengar podem aprender, e ficam bons com isso. Um exemplo de um Gengar:

Gengar - @Wise Glasses
- Haze
- Shadow Ball
- Sludge Bomb
- Thunderbolt / Energy Ball

Sim, um Gengar desses pode acabar com a festa de qualquer Baton Passer.

~ Taunters:
 Muitas das vezes, nem lembramos que existe aquele golpe chatinho que apenas te deixa usar golpes de ataque, que pode fazer aquela sua Ninjask usar Struggle, ou aquele Snorlax atacar com um Return fraco. Existem muitos Pokémon bons pra isso, e normalmente quando são usados, eles têm como segundo ataque principal um stat de boost. Temos como exemplo um Tyranitar:

Tyranitar - @Muscle Band / Life Orb
- Taunt
- Dragon Dance
- Eathquake
- Stone Edge

Esse Tyranitar atrapalha muito o adversário, e enquanto isso você vai usando Dragon Dances até que "boom!", o time do seu adversário some num piscar de olhos.

~ Roar e Whirlwind: Esses golpes são bem incomuns, mas podem surpreender, aquele Vaporeon com Roar, ou aquele Pidgeot com Whirlwind. É um outro modo de acabar com esses stats boosters, apesar de sempre atacarem depois e o inimigo ter a chance de usar um Taunt para anular ou até mesmo te derrotar. Segue o exemplo de um Hippowdon:

Hippowdon - @Leftovers
- Roar
- Earthquake
- Stealth Rock
- Stone Edge

Tem boas Defesas e pode ser um problema por entrar com Sandstorm na arena, e usar o Steath Rock.


3.4 - Effect Passers:
Esses Pokémon são os que passam efeitos para o time, diferente dos Baton Passers, eles mandam Wish para o time, Stealth Rock, Spikes, Aromatherapy, Heal Bell e etc. Bons Pokémon desse tipo são a Vaporeon, Blissey, Skarmory, Miltank e o próprio Hippowdon citado acima. Segue o exemplo de um Vaporeon:

Vaporeon - @Leftovers
- Wish
- Protect
- Surf
- Ice Beam / Toxic

Esse Vaporeon pode ser muito chato e durar muito tempo, além de passar o Wish para um outro Pokémon que esteja quase derrotado. Um desses é sempre bom ter num time, mas nunca totalmente necessário.


3.5 - Wall:

Muito conhecidos como Tanks, ou Walls, são Pokémon que consistem em segurar o jogo, e normalmente são usados Pokémon com muita Defesa/Sp.Defesa e HP, para resistir a muitos golpes e enquanto isso fazer algo útil como se boostar, passar stats e etc. Segue um exemplo de Wall física.
 
Miltank - @Leftovers
- Curse
- Return
- Earthquake
- Milk Drink

Essa Miltank é muito útil, com seu alto HP, Defesa boa e Sp.Defesa razoável, ela consegue tirar proveito de Curse e, com sua ability Scrappy, ela consegue acertar Pokémon fantasmas com Return. O Milk Drink recupera bem o HP, e depois de muitos Curses fica praticamente impossível de derrubar essa barreira física.
Abaixo segue um exemplo clássico de barreira especial.

Blissey - @Leftovers
- Aromatherapy
- Softboiled
- Toxic / Thunder Wave
- Sesmic Toss

Com seu HP ao extremo, sua Sp.Defesa chegando a 405, consegue segurar muitos golpes, praticamente tudo, apesar de ter Def muito baixa, seu HP faz com que compense usar uma dessas. Ela ainda pode tirar os stats negativos do time com Aromatherapy e usar Toxic nos inimigos, o que a torna uma arma poderosa, além de se curar muito com Softboiled. Pokémon Tanks são muito necessários, é recomendado no mínimo dois por time.
---------------------------------------------------------------------------

4 - Itens:
Não coloque qualquer item em seus Pokémon, escolha bem, em D/P temos uma grande variedade de itens e que proporcionam várias opções de estratégia. Aqui temos a lista de todos os itens, cada um com sua função para você escolher o melhor para seu pokémon, e daremos algumas recomendações de quais circunstâncias usá-los.
*Não colocaremos todos os itens, e sim os mais necessários
- Bright Powder - Aumenta a esquiva do pokémon-Perfeita opção para pokés que usam Double Team, ou até mesmo os de Substitute + Baton Pass, porque tendo chance de errar, o inimigo pode fazer um erro com 100% de chance de acerto.
- Choice Band - Faz o ataque do pokémon vezes 1.5, só que apenas o permite usar um ataque-Perfeito para Pokémon full sweepers de ataque, porque aumenta MUITO o ataque do pokémon, o que causa um bom estrago.
- Choice Scarf - Faz o speed do pokémon vezes 1.5, só que apenas o permite usar um ataque-Como Choice Band, apenas permitindo a utilização de apenas um golpe, é bom para pokés lerdos que possuem um ataque bom, ou até pokés lerdos com special ataque, e que tem uma grande variável de ataques.
- Choice Specs - Faz o special ataque do pokémon vezes 1.5, só que apenas o permite usar um ataque-Como os outros, tem o mesmo efeito, só que serve para pokés de special ataque.
- Damp Rock - Prolonga o tempo de duração de Rain Dance-Bom para times que, basicamente usam rain dance como seu principal ataque, para ajudar os outros pokés do time.
- Expert Belt - Todo golpe Super Effective é multiplicado por 1.2 vezes-Perfeito para pokés que tem uma grande variável de ataques, como uma starmie por exemplo que pode Surf, Thunder Bolt, Psychic e Ice Beam.
-Flame Orb - Deixa o usuário burn-OMGV, pra que deixar meu pokémon burn? Bom, existem muitos pokés que tem a ability guts, como ursaring.Essa ability aumenta MUITO o ataque, que deixa o pokémon furuiso.
- Focus Band - Tem chance de, quando um golpe for matar deixar o pokémon com 1 de hp-Bom, não conte com isso, nem sempre funciona.Mas é bom para se você desejar sorte o/.
- Focus Sash - Deixa o pokémon com 1 de hp SEMPRE se o golpe matar direto e pokémon estiver com TODO seu hp-Para, principalmente, pokés que usam stats boosters, como Garchomp com sword dance, usa, fica com 1 de hp e sai limpando.Bem útil.
- Grip Claw - Prolonga os turnos de ataques de armadilha, como fire spin, whrilpool etc-Útil para esses ataques, que como mean look não deixam que o inimigo fujam, mas dura mais tempo.
- Heat Rock - Prolonga os turnos de Sun Day-Como a Damp Rock, totalmente útil para times que consistem em usar sun day como seu principal ataque.
- Icy Rock - Prolonga os turnos de Hail-Como as outras duas pedras, útil para times que consistem em seu ataque principal o Hail.
- Iron Ball - Tira o speed de quem o segura, e se esse pokémon que estiver com ele for voador ou tiver a ability levitate, ele fica vulnerável a ataques terrestres-Omg, ta doido que vou usar isso?Nah, pensou em trick?Creio que não, imagine, usar um trick e depois um Grass Knot(Quanto mais pesado for o pokémon, mais tira), faz um estrago só, além de tirar a imunidade contra ground dos pokés voadores ou com levitate.E pokes com o ataque Gyro Ball tambem ficam bons com esse item.
- King’s Rock - Quando atacar, tem chances de deixar o oponente flinch-Aumenta bem a chance de causar flinch, e com golpes como waterfall, Bite etc já tem chances, é bem útil.
- Lagging Tail - O usuário sempre ataca por último-Perfeito para ataques como avalanche, que dobram o dano após receber algum ataque na mesma rodada.
- Leftovers - Recupera 1/16 do hp todo turno-Muito útil para pokés com grande quantidade de hp, ou que usam substitute para recuperar o hp depois, entre muitas outras funções.
- Life Orb - Auementa o dano dos ataques do pokémon em vezes 1.3, só que tira 10% do hp todo turno-Bom, esse boost pode fazer a diferença, apesar de seus 10% também.Perfeito para sweepers.
- Muscle Band - Aumenta o ataque do pokémon em vezes 1.1-Para os que não querem apenas usar um ataque, ou não querem tomar 10%, muscle band é um item que cobre essas duas coisas, apesar de aumentar menos.
- Quick Claw - De vez em quando o pokémon que está equipado ataca primeiro-Perfeito para pokés lerdos, apesar de ser sorte, pode ser uma grande surpresa.
- Razor Claw - Chance de dar critical-hit quando ataca-Bom para pokés que tem move’s como Nigh Slash que tem chances de dar critical.
- Razor Fang - Como King’s Rock, tem chance de deixar Flinch-O mesmo que King’s Rock.
- Scope Lens - Como Razor Claw, chances de dar critical-O mesmo que Razor Claw.
- Shell Bell - O usuário recupera 1/8 do hp quando acerta dano no inimigo-Útil, mas não tanto como leftovers em minha op´nião.
- Smooth Rock - Como as outras pedras, prolonga o turno de Sanstorm-Para times que tem como seu ataque principal o Sandstorm.
- Toxic Orb - Como a Fire Orb, deixa o usuário com o stat Poison-Para guts também, ou bem usada com trick também.
- White Herb - Cura qualquer diminuição de stats-Muito útil para pokés que usam Overheat, Draco Meteor etc, já que logo depois do uso o poké volta com seu stat para o normal.
- Wide Lens - Aumenta o Accuary dos golpes-Muito bom para usar em pokés que usam hypnosis, hydro pump etc, ou até mesmo one-hit-ko’s.
- Wise Glasses - Aumenta em 1.1 o special ataque do pokémon-Como Muscle Band, se você não quer as coisas ruins de Life Orb ou Choice Specs, contente-se com esse item xD.
- Zoom Lens - Aumenta o Accuracy do Pokémon se ele tiver recebido dano no mesmo turno, um pouco mais que Wide Lens. Esse item serve basicamente pra esses Pokémon mais lentos que usam golpes de baixa accuracy.
---------------------------------------------------------------------------

5 - Berries
Existem muitos novos tipos de berries úteis, como as berrys que diminuem o dano de tipos de ataque super-efetivos, que são muito úteis para um Garchomp por exemplo sobreviver a um Ice Beam. Além das de antigamente, como Salac Berry que aumentam o Speed do pokémon quando ele está com pouco HP.
---------------------------------------------------------------------------
6 - Tipos de Batlhas (6x6, 3x3, Double)
Esses são os mais comuns tipos de batalha, explicarei como melhorar em cada um deles:
6.1 - Single 6x6 Battles
É o tipo de batalha mais demorado, em que você tem que usar os tipos de Pokémon citados acima porque provavelmente os inimigos usarão. Não tem mistério, são batalhas demoradas, em que você tem um grande leque de opções para escolher. O mais importante nesse tipo de batalha é montar uma estratégia que cada Pokémon do time possa auxiliar o outro, porque se vier um Pokémon que seja bom contra metade do time, você provavelmente perderá todos, ou se não, metade, e a batlha estará perdida.
6.2 - Single 3x3 Battles
Batalhas rápidas, que normalmente a pessoa não tem Pokémon Baton Passers por demorarem alguns turnos, e sim, Sweeper’s e Wall’s. Normalmente é bom levar um sweeper de ataque, um sweeper de special ataque e um “Tira buffs” wall, como weezing.
6.3 - Double Battles
Em Double Battles é sempre bom levar um Pokémon com a ability Damp, que enquanto o pokémon com essa ability estiver em campo, o inimigo não poderá usar Selfdestruct ou Explosion. É sempre bom também levar Pokémon com protect, Earthquake, Explosion etc... Existem golpes que são muito úteis, como Skill Swap, que você troca sua skill com a do seu oponente ou sua dupla.Ela serve pra pokés como o Slaking, uma blissey trocar com ele de Skill. Imaginem um Slaking sem o Loafing Around dele, o estrago que não faz. E os golpes Trick e Guard Swap são muito úteis. É outro tipo de luta que você tem MUITAS opções para fazer.
==================================================
7 - Conclusão:
Após todo esse guia, concluímos que o segredo para se montar um time não é usar só Pokémon fortes, e sim usar estratégias boas, surpreender os inimigos com o mais improvável, pesquisar muito todos os Pokémon para ver qual se encaixa melhor no seu time, mas não só por seus stats, e sim por sua ability, ataques e muitos outros fatores, pela forma como interagem com o resto do time e o levam a vitória.