- Físico (Physical): aqueles que precisam de contato físico (como investidas ou golpes corporais). Antigamente, dentro dos games da geração I, II e III, eram considerados golpes de categoria Físico: Normal, Lutador, Inseto, Rocha, Terrestre, Voador, Metálico, Venenoso e Fantasma. Na geração IV adiante, todos os ataques sofreram mudanças mecânicas. Agora, golpes como Thunderpuch é considerado: golpe Físico, causando dano do tipo Elétrico.
- Especial (Special): aqueles que são usados à distância (como raios ou projéteis). Antigamente, dentro dos games da geração I, II e III, eram considerados golpes de categoria Especial: Psíquico, Fogo, Elétrico, Água, Gelo, Noturno, Dragão e Grama. Na geração IV adiante, todos os ataques sofreram mudanças mecânicas. Agora, golpes como Aura Sphere é considerado: golpe Especial, causando dano do tipo Lutador.
- Outros (Other): aqueles que não são ofensivos, a maioria ligada à mudança de status, proteção, benefício próprio etc.