quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Prioridades de ataque

A ordem dos ataques usados durante a batalha depende da velociade de cada pokémon, o que tem a speed mais alta ataca antes, porém certos ataques são exceções dessa regra, e tem prioridade para atacar antes, ou depois. Esses ataques são:

+5: Helping Hand
+4: Magic Coat, Snatch
+3: Protect, Detect, Endure, Follow Me
+2: Feint
+1: Quick Attack, Mach Punch, Extremespeed, Vacuum Wave, Bullet Punch, Ice Shard, Shadow Sneak, Aqua Jet, Fake Out, Bide, Sucker Punch
0: Sleep Talk, Metronome, Assist e qualquer outro ataque que não esteja na lista.
-1: Vital Throw
-3: Focus Punch
-4: Revenge, Avalanche
-5: Counter, Mirror Coat
-6: Whirlwind, Roar
-7: Trick Room

Essa lista é simples de entender, quanto maior for o número maior é a prioridade para atacar antes.
Um exemplo disso é se um Ninjask usar Double Team e um Shucke usar Protect, o Shucke atacará antes, apesar de ser obviamente mais lento, isso acontece porque Double Team tem prioridade 0, enquanto Protect tem prioridade +3.
Quick Claw é um item que aumenta em 23,75% a chance do pokémon atacar antes, porém ele só faz o pokémon atacar antes se ambos usaram um ataque com a mesma prioridade.
Um exemplo é se um Suicune com Quick Claw usar Roar ele vai atacar depois de um Blissey usando Softboiled, mesmo com o efeito do item.
Sleep Talk, Metronome e Assist são ataques que "sorteiam" outros ataques para serem usados. Porém se você "sortear" um ataque como ExtremeSpeed, a prioridade dele não será +1, e sim 0, como um ataque comum.