quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Pokémon Perfeitos


Como capturar Pokémon Perfeitos

O que você vai precisar:- RNG
- Um relógio externo (preferencialmente o do seu computador, que deve estar alinhado com o do NDS) onde você possa ver os segundos.
- Pokétch #15 (Coin Flip)
- 3 ou 5 Pokémons no time.
- Um Pokémon com o move Sweet Scent.
- Um Pokémon com a Ability Synchronize, ele deve ter a Nature do Pokémon que deseja capturar com IVs perfeitos. Ele não deve estar como Lead no seu time.
- Vários Max Repels.
- Caso sejam pokémons selvagens do método J (como o Porygon na Trophy Garden da Platinum), você precisará de um conhecimento sobre 'Encounter Slots'


Começando:

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PASSO 1 - CALIBRAÇÃO:

Use os passos de calibração mencionados no tutorial. Esses passos só precisarão ser executados até que você tenha uma idéia do seu 'delay' médio, que é o delay que você sempre vai buscar durante todo o processo, então tenha certeza de que está fazendo da maneira correta.
http://www.pokeevo.net/index.php?page=artigo_rng_dppt_calib


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PASSO 2

Antes de começar lembre-se que você deve ter um número impar de Pokémons no time (3 ou 5). Deixe o Pokétch #15 aberto. Passe o Pokémon com Synchronize para o primeiro slot do seu time, dessa forma ele ficará como Lead.
Ande até o local em que se encontra o Pokémon que deseja capturar com IVs perfeitos e fique frente a ele (não importa se você tiver que usar Fly para chegar nesse lugar, nem se for encontrar um Pokémon selvagem pelo caminho, ou tiver que interagir com outros personagens in-game). Chegando lá salve o jogo e desligue.

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PASSO 3

Abra o RNG Reporter e clique em “DPPt Time Finder”

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Clique na opção "DPPt Capture" e depois preencha os campos da direita com sua ID e Secret ID.
Em "year" coloque o ano em que se encontra o calendário do seu Nintendo DS.
Em "Max Frames" deixe 1000 (um número maior aumentaria muito o grau de dificuldade, mas pode ser usado). Dica do Lynx: É interessante destacar que quando maior o delay, menor o frame, então é possível conseguir spreads que normalmente seriam 'impossíveis' simplesmente aprendendo a usar o emloop ;)
Em "Max/Min Delays" coloque um valor mínimo e máximo que estejam sua Delay médio (visto na fase de Calibração). Por exemplo: Se o seu Delay médio é 626 você pode colocar os valores 620~640.
Em Method deixe a opção "Method J", que é a usada para capturar Pokémons Lendários. Caso contrário escolha a outra opção.
Em "Syncr" marque a Nature do seu Pokémon com Syncronize.
Em Nature marque a Nature do Pokémon que deseja capturar, obviamente a mesma que a do Pokémon com Syncronize.
Nos campos de IVs a direita marque a faixa de IVs que deseja obter no Pokémon.

Depois de preenchidos os campos clique em "Generate" e espere que o programa carregue a lista de possibilidades. Isso vai demorar alguns minutos, seja paciente.

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PASSO 4

Quando terminar, o RNG exibirá uma lista enorme de possibilidades de Pokémons para capturar, juntamente com seu Frame e características (Nature, Ability, IVs, Hidden Power).

Clique com o botão direito do mouse em uma opção que lhe agrade e vá em "Generate Times".
Em seguida será exibida uma tabela com varias datas, o seu Initial Seed e o Delay. Escolha apenas uma data e anote todos esses valores (Frame, Data, Initial Seed, Delay) em algum lugar (um pedaço de papel, no bloco de notas do computador, etc).


A hora apontada pelo RNG será o seu Target Time, e o Delay será o Delay que você deverá atingir ao ligar o jogo.

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PASSO 5

Agora vamos calcular o que chamamos de Target Frame (que será necessária mais adiante), basta usar a seguinte equação:

Frame Alvo = Frame - Nº de Roaming Pokémon - Frame do Pokémon

Onde:
- Frame é o valor anotado no passo 4.
- Nº de Roaming Pokémon (mais informações no quadro abaixo).
- Frame do Pokémon é o valor que é retirado do seu Frame ao encontrar um Pokémon lendário ou selvagem (abaixo há uma lista com esses valores).


Nº de Roaming Pokémons
É o número de Pokémon que percorrem o mapa todo, que já foram soltos, mas ainda não foram capturados. Por exemplo, em Platinum eles são: Mesprit, Cresselia, Zapdos, Moltres e Articuno.
Frame do Pokémon
É o valor que é retirado do seu Frame ao encontrar um Pokémon lendário ou selvagem, segue a lista de valores:

- Method J

Pokémon | Frame do Pokémon | NPCs Andando que Atrapalham o FRAME
  • Pokémon na Grama achado com Sweet Scent | 2 |Depende da Área
  • Pokémon em Cavernas e Construções achado com Sweet Scent | 2 |Depende da Área
  • Pokémon na Água achado com Sweet Scent | 3 |Depende da Área
  • Pokémon Pescado | 4 |Depende da Área
  • Honey Tree Pokémon |2 |Depende da Área
  • Drifloon |1 |Não
  • Rotom | 1 |Não
  • Palkia |1 | Não
  • Dialga |1 |Não
  • Azelf |1 |Não
  • Uxie | 1 | Não
  • Heatran |1 | Não
  • Giratina no Distortion World | 121 |Não
  • Giratina em Turnback Cave | 1 |Não
  • Darkrai |1 |Não
  • Arceus | 1 |Não
  • Regigigas |1 |Não
  • Registeel |1 |Não
  • Regirock |1 |Não
  • Regice | 1 |Não
  • Shaymin |1 |Não

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- Method 1

Cresselia
Frame: 5

Mespirit
Frame: 5

Moltres
Frame: 1

Zapdos
Frame: 6

Articuno
Frame: 11

Fossils
Frame: 1

Porygon (Casal em Veilstone; Platinum)
Frame: 1


Um exemplo desse cálculo é o seguinte:
  • O frame dos iv's que quero é 760. No meu jogo somente a Cresselia está solta. Quero capturar um Shaymin (Frame do Pokémon = 1).

    Logo temos a seguinte equação:

    Frame Alvo = Frame - Nº de Roaming Pokémon - Frame do Pokémon
    (X) = (760) - (1) - (1)
    X = 758

    Meu frame alvo então será 758.

Anote esse valor em algum lugar e prossiga com o tutorial.

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PASSO 6

Agora é a hora de deixar seu Nintendo DS nas condições apontadas pelo RNG.
- Mude a data do NDS para a data apontada pelo RNG (dia, mês e ano).
- Mude as horas e os minutos para um valor próximo do apontado pelo RNG, também alinhando esse valor com um relógio externo. (coloque sempre o horário cerca de 5 minutos antes)


Por exemplo, você tem as seguintes informações:
Ano: 2009
Mês: 1
Dia: 2
Hora: 17
Minutos: 45
Segundos: 19

Isso quer dizer que você deve mudar a data do NDS para 02/01/2009, e ajustar os relógios (relógio externo e o do NDS) para um horário um pouco antes do apontado pelo RNG (para que de tempo de ligar o jogo e ficar preparado para dar Continue quando for exatamente esse horário), um exemplo de horário seria 17:43.

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PASSO 7

Agora começa a parte mais chata do tutorial, pois você deverá atingir o Target Time e o Delay apontados pelo RNG. Atingir o Target Time é simples, você não terá dificuldades de ligar o NDS no momento apontado pelo RNG, mas atingir o Delay necessário é extremamente difícil, você pode demorar vários minutos, ou até horas para conseguir, por isso foi dito no início do tutorial que conseguir Pokémons perfeitos depende bastante da sua persistência.

Agora imagine, seguindo o exemplo acima, você deve ligar o jogo e apertar A para dar Continue quando forem exatamente 17:45:19h.
Lembra-se do início do tutorial? Onde foi pedido para que você encontrasse o tempo médio mínimo que você demora para carregar o jogo. Você deverá aplicá-lo aqui.
Se o tempo médio que você demora para ligar o jogo e, enquanto estiver apertando A desesperadamente, dar Continue for de 14 segundos então temos que subtrair esse valor do nosso Target Time.
17:45:19 - 00:00:14 = 17:45:05

Para que o horário seja exato é recomendado que você use a ferramenta de Soft Reset do seu jogo, apertando L + R + Start + Select ele irá resetar e retornar para a tela da intro, feito isso é só começar a apertar A rapidamente para que o jogo ligue e atinja o Target Time requerido. Como demora cerca de 1s para que o jogo se soft resete também temos que subtrair esse tempo da nossa conta.


Com os exemplos dados temos que:
- Você deve resetar o NDS quando forem 17:45:04h
- O jogo irá abrir novamente quando forem 17:45:05h
- Apertando desesperadamente A você conseguirá dar continue quando forem 17:45:19h

Pronto, atingimos nosso Target Time.
No próximo passo você aprenderá a ver se atingiu o Delay necessário.

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PASSO 8

Com o RNG podemos calcular se conseguimos atingir o nosso Target Time e Delay corretos, e para fazer essa verificação precisaremos usar o Pokétch #15 (Coin Flip).

Nesse momento você já deu Continue no jogo, agora abra o RNG e selecione a opção "DPPt PID Egg(normal)".
Mude os "Max Results" para 10, coloque o valor do Initial Seed que você anotou ao longo do tutorial e clique em "Generate".
Note que em um campo serão exibidas as palavras 'Heads' ou 'Tails'

Esses são os resultados que você deve obter com os Coin Flips. Jogue a moeda do Pokétch #15 dez vezes, e, se os resultados seguirem a ordem exibida pelo RNG, parabéns, você conseguiu atingir seu Delay.

Caso os resultados não batam com os mostrados no RNG você deve tentar resetar o NDS novamente, mudando, é claro, o horário para o que foi pedido pelo RNG no passo nº 4.

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PASSO 9

Agora que você atingiu o Target Time e Delay necessários você deverá avançar o seu Target Frame, que fora calculado no passo nº3. Para isso você pode usar dois possíveis métodos:
  • Usando o Key Item "Journal": A cada vez que você for em uma página do Journal em que está escrito que você capturou ou derrotou um Pokémon, o seu Target Frame é avançado em 2 casas.
    Alguns exemplos desses dizeres são:

    'Caught a female BIDOOF.'
    'Caught AZELF (LATE NIGHT).'
    'UXIE was caught (DAY).'
    'Defeated a male BIDOOF.'

    Esse é o método mais simples, por isso é o mais recomendado para ser usado.
  • Andar em áreas onde não há Pokémons selvagens: A cada 128 passos que você der o Target Frame avançará o número de casas referente a quantos Pokémons estiverem no seu time. Se for usar esse método é importante que você ande exatos 128 passos para que todo o seu trabalho não tenha sido a toa. Foi exigido que você tivesse 5 Pokémons no time caso precisasse avançar um número impar no seu Target Frame através desse método.
  • Andar em áreas onde há Pokémons selvagens: A cada passo o RNG avança em 1 casa. Se você virar o RNG também avançará uma casa. Virar e andar em um único movimento faz o RNG avançar em 2 casas.


Use qualquer combinação disso para avançar o seu RNG no valor necessário. É recomendado que você use o método do Journal apenas pelo fato de ter menos chances de erro, mas caso seu Target Frame seja um número impar você precisará usar os outros métodos também.

No nosso exemplo o nosso Target Frame foi de 758. Na primeira página do Journal tenho a menssagem de que capturei um Bidoof e Azelf, e na segunda página é mostrado que capturei um Uxie e derrotei um Bidoof, então é só ficar invertendo essas páginas até atingir o valor necessário.
Cada página avança o Target Frame em 2 casas, então precisaremos ficar invertendo as páginas do Journal 379 vezes.
Isso é apenas um exemplo, você deve calcular quantas vezes deve trocar as páginas do Journal de acordo COM O SEU Target Frame.

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PASSO 10

Quando chegar na Target Frame necessária capture o Pokémon.