sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Guia - EVs

Atualizado com Pokémon Black & White!
Introdução:
EVs, ou Effort Values, são talvez a parte mais importante do treino de qualquer Pokémon. A tradução literal seria Valores de Esforço, o que realmente significa que você terá que se esforçar para obter o melhor valor de stat.
EVs são obtidos simplesmente batalhando contra outros Pokémons, mas o diferencial, é que cada inimigo derrotado lhe dá um valor e um tipo de EV diferente. (Obviamente, isso não leva em conta batalhas em Multiplayer, na Battle Tower e etc...)
Os EVs são distribuídos da mesma forma que os atributos (HP, Atk, Def, Sp.Atk, Sp.Def e Spd). A cada 4 EVs obtidos em um atributo, seu Pokémon ganha um ponto no mesmo atributo ao passar de level. Se quiser comprovar, tente ficar matando alguns Pokémons nas rotas iniciais por meia hora, e veja os resultados. (Isso é mais vísivel na Geração Advance - Pokémons que subiam 20 pontos a cada nivel - mas ainda pode ser comprovado nas novas versões.
Um Pokémon recebe no máximo 510 pontos de Effort, enquanto cada atributo recebe no máximo 255 pontos. Mas, se os EVs importam apenas de 4 em 4, sobram 3 pontos em cada atributo, que podem ser gastos em outro. Então o máximo de EVs a serem colocados em um atributo são 252, que aumentam o atributo (stat) escolhido em 63 pontos.
Para saber se você já usou todos os 510 EVs, simplesmente tente fazer seu Pokémon receber um Effort Ribbon. Para isso coloque o Pokémon no primeiro slot do seu time e fale com a mulher na casa atrás do Centro Pokémon em Souryuu City, ela lhe informa se seu Pokémon se esforçou o suficiente (já tem todos os 510 EVs).

Tipos de EVs:Para saber que tipo de EVs e o valor que você recebe ao batalhar com certo Pokémon é só consultar a nossa tabela de Efforts, clicando aqui.
EVs variam de 1 a 3 pontos em cada atributo, sendo que cada espécie possui um valor fixo (por exemplo, um Diglett sempre dá 1 ponto em Speed, enquanto um Dugtrio dá 2 pontos) e que geralmente representa o seu atributo dominante, apesar de várias exceções, o que torna o treino ás cegas extremamente não recomendável.
Para maximizar o potencial de um Pokémon, você deve distribuir os EVs de acordo com o atributo que deseja aumentar. Por exemplo, o Attack de um Tyranitar, ou a Defense de uma Blissey. E para isso, derrotar os mesmos inimigos várias e várias vezes.

Acelerando o treino:Você não vai querer caçar e matar o mesmo Pokémon 252 vezes, então aqui vão algumas soluções:
  • Lembra das vitaminas? Carbos, Protein, etc? Cada um dá ao seu Pokémon 10 pontos de Effort no seu atributo específico, podendo ser usados até 10 por atributo. Para mostrar como eles são, usando 10 Iron na sua Blissey você reduzirá em 100 pontos o seu trabalho para Effortá-la em Defense.

    Como obter:
    - Compre na All Nine Department Store (Route 9) por $9,800.
    - Troque por 1 BP na Battle Subway.
  • Outra maneira é infectar seu Pokémon com o PokéRus, aquele vírus muito bonzinho e muito mais díficil de pegar do que um Shiny. Assim como o Macho Brace, ele faz o favor de dobrar o valor de EVs recebidos, e como não é um item funciona em conjunto deles. Nesse caso, se você tiver um Pokémon com Macho Brace e infectado por PokéRus, ao derrotar um Dugtrio você receberá o 2 EVs x 2 x 2! O que resulta em 8 EVs em Speed, acelerando bem mais o treino.
    Obs: O PokéRus some depois de poucas horas, e não pode infectar o mesmo Pokémon de novo, então fique esperto. Guarde sempre um Pokémon infectado na Box, desta forma o PokéRus não some, e assim você poderá infectar outros Pokémons. Para saber se seu Pokémon possui o PokéRus, cheque o Summary dele. Se ele tiver o Status: PKRS em roxo, quer dizer que ele possui o vírus tosco. A enfermeira do Centros Pokémon também avisa se você pegou o PokéRus na primeira vez que você leva um Pokémon que esteja infectado para recuperar HP.

    Como obter:
    - Tenha muita sorte de capturar um Pokémon já infectado.
    - Peça a um amigo seu que tenha um Pokémon infectado, ele pode infectar os Pokémons da sua Party.
  • Uma outra forma de aumentar mais rápido os EVs coletados, é equipando no seu Pokémon aquele item inútil que parecia ter nenhuma utilidade, o Macho Brace. Sim, ele diminui a sua Speed enquanto estiver equipado, mas dobra os EVs coletados por batalha. Então ao derrotar um Dugtrio, ou invés de receber 2 EVs em Speed você receberá o dobro, 4 EVs em Speed.

    Como obter:
    - Fale com o atleta no portão entre Raimon City e a Route 16.
  • Power Items: Surgidos em DP, eles simplesmente vieram para humilhar o Macho Brace. A cada Pokémon vencido usando um Pokémon que segure um Power Item ele receberá, além do Effort normal, 4 pontos adicionais no stat desejado. E claro, funciona em conjunto com o PokéRus.
    Como obter:
    - Troque na Battle Tower/Battle Frontier por 16 BP cada.

     Power Weight - Aumenta HP
     Power Bracer - Aumenta Attack
     Power Belt - Aumenta Defense
     Power Lens - Aumenta Special Attack
     Power Band - Aumenta Special Defense
     Power Anklet - Aumenta Speed.

    Com a ajuda desses itens o treinamento fica inúmeras vezes mais rápido. Por exemplo, você tem um Tyranitar e está derrotando Dugtrios para aumentar os EVs em Speed; caso o Tyranitar esteja equipado com Power Ankle ele receberá os 2 EVs do Dugtrio + 4 EVs do Power Item de Speed. Outro caso é se o Tyranitar estiver com Power Bracer, ele receberá os 2 EVs em Speed e 4 EVs em Atk, graças ao item. E esses valores ainda dobram caso você esteja com PokéRus, o que torna o treinamento de EVs inúmeras vezes mais rápido.
  • Pokémons equipados com Exp.Share também recebem Effort do Pokémon inimigo, mas não recebem bonus pelo PokéRus do Pokémon que batalhou (se o Pokémon com Exp.Share estiver infectado pelo PokéRus, tudo bem). Isto é ótimo para treinar Pokémons fracos até que tenham força suficiente para serem treinados sozinhos.

    - Como obter: Receba do homem velho que está no último andar do prédio de batalhas em Hiun City.
  • Na quinta geração, surgiu uma nova opção para de Effort: as Wings. Funcionam de modo similar às vitaminas. Cada uso aumenta apenas 1 EV do seu Pokémon. Mas também possui uma vantagem: ao contrário das vitaminas, não há limite de uso, sendo possível aplicar todos os 510 EVs atráves das Wings.
    Como obter:
    - Encontre-as caindo na Wonder Bridge e na Hodomoe Draw Bridge.

    - Strength Wing: Aumenta HP.
    - Power Wing: Aumenta Attack.
    - Resistance Wing: Aumenta Defense.
    - Wisdom Wing: Aumenta Special Attack.
    - Mind Wing: Aumenta Special Defense.
    - Instant Wing: Aumenta Speed.

Apagando Efforts:
Evesou algum Pokémon errado? Quer apagar os EVs recebidos? Você pode corrigí-los usando certas Berries que muitos pensam não ter a menor utilidade. Elas diminuem 10 pontos de Effort em determinado stat do seu Pokémon, e de quebra aumentam a felicidade dele.
Berries (Números 21 a 26):

 Pomeg Berry - Diminui HP
 Kelpsy Berry - Diminui Attack
 Qualot Berry - Diminui Defense
 Hondew Berry - Diminui Special Attack
 Grepa Berry - Diminui Special Defense
 Tamato Berry - Diminui Speed
Como obter:
- Encontre-as no Dream World.


Ativando os Efforts:
Tudo bem, você treino 100 Efforts em Atk, mas.... como ativá-los?
Esses 100 Efforts resultam em 25 pontos a mais no stat de Atk (100/4 = 25), e só aparecerão quando o seu Pokémon upar um Level. Esses 25 pontos não virão de uma só vez, existe um limite de pontos que são adicionados a cada Level up então é uma questão de treinar o Pokémon para que todos os EVs sejam descontados.

Vale destacar que os Efforts não são contados quando você upa o Level com Rare Candy, então nada de ser preguiçoso.


Melhores lugares para treinar EVs
Obs: Após o nome de cada Pokémon segue entre parênteses o número de EVs que ele soma no stat.


Black / White
Treinar HP:
  • Derrotar Stunfisk (2), você precisará de Surf para encontrá-lo.
    Onde: Icirrus City.

Treinar Atk:
  • Derrotar Patrat (1) e Lillipup (1).
    Onde: Route 1.

Treinar Def:
  • Derrotar Yamask(1) e Cofagrigus(2).
    Onde: Relic Castle.

Treinar Sp.Atk:
  • Derrotar Litwick (1).
    Onde: Celestial Tower no segundo andar.

Treinar Sp.Def:
  • Derrotar Frillish (1) você precisará de Surf para encontrá-lo.
    Onde: Route 4.

Treinar Speed:
  • Derrotar Basculin (1) você precisará de Surf para encontrá-lo.
    Onde: Route 1.