quarta-feira, 11 de janeiro de 2012

Como maximizar suas Defesas

- Introdução:
Você nunca se perguntou: Será que esa distruibuição está bem feita para aguentar altos danos? Será que eu coloco esses pontos em HP, ou divido entre Def e Sp.Def? Se você sempre teve dúvidas de como distruibuir os EVs dos seus Pokémons para a melhor defesa possível, você está no lugar certo.



- Dano total:
Para entender como distruibuir os seus evs nas defesas, é importante entender qual é o dano total que o seu pokémon pode sustentar.
O dano total é um número que representa a fração de hp que um pokémon vai perder se for danificado por um ataque físico e um ataque especial com a mesma força sucessivamente.
Dano Total  =  [K(D+IS)+4DS] : HDS

> K é uma constante que representa o dano recebido pelos 2 ataques
Obs: K, pode ser um valor fictício. Ele estaria para representar um dano que você quer aguentar. Ex: Você quer que o seu pokémon com 400 de hp, aguente uns 600 de dano sem problema (graças a defesa). Coloca isso e depois verá como irá sair com as diminuições das defesas, e tudo mais. (A calculadora abaixo usa como base K=20000)
> D é a sua Def
> S é a sua Sp.Def
> H é o seu HP
> I vale 2/3 se o seu pokémon tiver a Ability Intimidate, se não tiver, vale 1


- Calculadora de EVs defensivos:

A calculadora usa a fórmula do Dano Total mostrado acima, e passa por todas as possibilidades de distribuição de evs para lhe dar a com o menor Dano Total possível. Para acessá-la clique aqui.

- Bônus Defensivos:Algumas vezes, você tem bônus nas suas defesas durante a batalha, via golpes, itens ou abilities. Nestes casos, mude o D e S pela def/spdef + bônus.

- Pokémon com Leftovers:
Um pokémon com leftovers recupera 1/16 do seu HP total no final de cada turno. Logo, no final de cada turno, tanto o dano físico/dano especial quanto a fração de HP serão 1/16 menor.
Dano total para o Pokémon com leftovers = Dano total - 0,125
Isso demonstra que colocar o item leftovers no seu pokémon não afetará significamente alguma mudança em como distribuir seus evs defensivos para a melhor defesa possível. Por isso o leftovers não é mencionado em nenhuma parte da fórmula.